Agrônomo diz que show não atrapalhará Engenhão

- Matéria
- Mais Notícias
Além do alto número de partidas na temporada, o Engenhão receberá mais um evento fora da realidade esportiva. No dia 5 de outubro, o cantor Justin Bieber irá se apresentar no local. Porém, o engenheiro agrônomo e consultor do clube, Artur Mello, afirmou que o gramado não sofrerá com o impacto e estará pronto para o jogo contra o Bahia, no dia 8 de outubro, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em maio deste ano, o Engenhão foi palco de um show de outro astro internacional, Paul McCartney, ex-Beatle. Além disso, o local foi sede dos Jogos Mundiais Militares, entre os dias 16 e 24 de julho.
- O trabalho vai ser similar ao que fizemos no show do Paul McCartney. Poucos dias depois, o Estádio já estava sendo usado. O gramado foi muito elogiado após o show. Como o mês de outubro é mais quente, então temos que ter um cuidado especial com a irrigação, por exemplo - explicou.
A idéia de trazer shows para o Estádio João Havelange da diretoria é para aumentar o faturamento do clube. Os sócios do Botafogo poderão comprar seus ingressos em um guichê particular, em general severiano.
COMPARAÇÃO COM SÃO JANUÁRIO
Uma das maiores explicações dada pelos profissionais para a baixa qualidade do gramado do Engenhão é o alto número de jogos. Porém, São Januário também recebe uma elevada quantidade de atividades, já que além dos jogos do Vasco, o Cruz-Maltino realiza seus treinamentos diários no local, além de partidas das categorias de base.
- São Januário é um pouco maior e tem mais luz que o Engenhão. É muito próximo das dimensões máximas permitida. A iluminação é muito privilegiada, assim como tinha o Maracanã e vai deixar de ter por causa da cobertura. A FIFA está fazendo alguns estudos de insolação e sombreamento nos estádios para que comece a ser usado bem antes da Copa do Mundo - disse.
ENGENHÃO PODE TER LUZ ARTIFICIAL NO PRÓXIMO ANO
Para melhorar a qualidade do gramado do Engenhão, o Botafogo estuda importar da Holanda uma técnologia de luz artificial. Segundo o agrônomo, este é um dos grandes problemas de muitos estádios com cobertura, como o Engenhão.
- Se você olhar a lateral leste, é muito boa. Foi considerada 95% da ideal pelos holandeses. A faixa central está 55% do ideal. Se mantivermos as laterais e conseguirmos colocar o meio do campo entre 75 a 80%, ficariamos satisfeito. É o que temos na lateral oeste - explicou.
Na última semana, técnicos holandeses visitaram o estádio para dar continuidade ao planejamento de implementação de luz artificial, que pode ser iniciado no próximo ano.
- Se der tudo certo, compramos todo o equipamento em outubro ou novembro. Devemos receber em fevereiro para já usarmos no inverno. Será o primeiro sistema do Brasil. Apenas 84 estádio no mundo tem. Na América do Sul, só tem em La Plata, na Argentina - disse.
- Matéria
- Mais Notícias















