Pitaco do Guffo: a melhor defesa do Brasil
Disciplina tática aliada com eficiência técnica para defender

O segredo de uma equipe competitiva é o equilíbrio entre a capacidade ofensiva e a força defensiva. Geralmente, as pessoas têm seus olhares atraídos pela bola, e se valoriza mais aos jogadores que marcam gols do que aqueles que os impedem. Então, se Flamengo e Atlético-MG disputam para ser o melhor ataque do país, que time hoje tem a melhor defesa do Brasil?
Como todo começo de temporada, as equipes neste momento terminam mostrando suas evoluções e já se aponta quem pode ter um ano promissor e quem encontrará dificuldades. E dentro dos campeões estaduais dos principais campeonatos, o Galo de Cuca e o Mengão de Filipe Luís enchem os olhos das torcidas com a bola.
Sustentação é o segredo
Mas esta análise é para apontar o excelente trabalho de Roger Machado com o Internacional, principalmente na organização defensiva. Ou seja, como o Inter se defende e se transforma em uma equipe muito competitiva. Como o futebol é um esporte coletivo, não dá para apresentar uma causa única desse sucesso. Mas algo é certo: o volante Fernando é o fiador desse sucesso.
Veja no vídeo abaixo, logo no começo do último Gre-Nal, como a organização do Colorado começa com os jogadores da frente fazendo encaixes individuais para pressionar no campo do adversário a saída de bola. Essa pressão força o Grêmio a acelerar sua transição ofensiva, e aí se nota mais a qualidade do time vermelho: como o Inter consegue sempre sustentar sua linha defensiva, mantendo uma média de 10 metros da referência que é feita por Fernando.
As estatísticas comprovam
Além dessa movimentação tática disciplinada e bem executada, o Inter tem duas estatísticas que, ao serem comparadas com as de Atlético e Flamengo, impressionam. Primeiro, o aproveitamento das pressões altas (no campo adversário), tipo a que está no vídeo daqui da coluna. Enquanto o Galo vence 48%, o Flamengo vence 61% das pressões altas. O Inter ganha 63% das pressões.
A outra e mais importante é a média de probabilidade de gol das finalizações dos adversários: cada finalização que o Atlético sofre tem média de 7% de probabilidade de gol. O Flamengo, 10%. E o Inter? Impressionantes 5% de probabilidade de gol na média de cada finalização sofrida. É ou não é a melhor defesa do Brasil?
Dados e video: SportsBase
Futebol Nacional
'Seda sem filtro' aborda briga pelo Maracanã: 'Discussão sem pé, nem cabeça'
Há 1 semana
Todos Esportes
Brasil x Argentina: onde assistir e escalações
Há 2 semanas
Futebol Nacional
Paulo Schmitt, no 'Seda sem filtro': 'Risco existe, com ou sem bets'
Há 2 semanas
Futebol Nacional
Presidente de Comitê de Integridade da FPF vê 'momento de atenção redobrada' após MP
Há 3 semanas
Futebol Nacional
Ministério diz que relação entre crime organizado e mercado ilegal está 'documentada'
Há 3 semanas
Futebol Nacional
Sinafut entra no STF contra MP das Bets e pede suspensão ou transição de seis meses
Há 4 semanasMais LANCE!

Ministério do Esporte convoca clubes e federações para reunião após proibição das bets

Los Angeles 2028: saiba como está a corrida olímpica da escalada

Lance!TV estreia programa 'Seda sem filtro', que abordará bastidores do esporte

Mr. Olympia terá transmissão grátis em 2026; saiba onde assistir

Convocação de Andrés Gómez aciona gestão de risco das bets

Mudança na regra faz número de atendimentos a goleiros despencar no Brasileirão

João Fonseca vai voltar a subir no ranking após a Copa Davis

Lance! analisa ao vivo a primeira convocação de Ancelotti para a Copa de 2030

Memphis Depay revela incômodo após derrota do Corinthians

Vídeo: Gabigol se desculpa com torcida do Santos após declarações sobre Flamengo e Cruzeiro

Relembre casos de jogadores acusados de relação com o tráfico de drogas

Comissão da FFU pede mudanças a investidor, que refuta recompra individual de direitos

Clube notifica FFU por conflito de interesses de administrador, sócio de Ronaldo
