Schwartzman derruba Thiem em batalha de 5h e faz semi em Roland Garros

Argentino faz primeira semi em um Grand Slam

Diego Schwartzman
FFT

Escrito por

O baixinho argentino Diego Schwartzman, 14 do mundo, levou a melhor nesta terça-feira em uma batalha épica de 5h08min contra Dominic Thiem, terceiro colocado, e carimbou pela primeira vez passaporte na semifinal de um Grand Slam, em Roland Garros.

Schwartzman precisou de 5h08min de duração para marcar 3 sets a 2 com parciais de 7/6 (7/1) 5/7 6/7(8/6) 7/6 (7/5) 6/2 na quadra central Philippe Chatrier.
Diego, finalista do Masters 1000 de Roma, na Itália, impõe a primeira queda do austríaco antes da semifinal em Paris desde 2015. Thiem fez finais em 2018 e 2019 perdendo para Rafael Nadal e semifinal em 2016 e 2017.
Ele completa um dia histórico para a Argentina com semifinal no feminino para Nadia Podoroska pela primeira vez em um Slam desde Paula Suarez em 2004. Ele se torna o décimo argentino na Era Aberta (iniciada em 1968) a atingir as semis de um Major. Antes, Diego tinha parado nas quartas em três oportunidades em 2018 em Paris 2017 e 2019 no US Open.

Diego espera por Rafael Nadal ou Jannik Sinner na semifinal de sexta-feira.

O jogo
Thiem começou na frente com quebra, mas Schwartzman se recuperou e ameaçou a todo momento em jogo com bastante qualidade nos dois lados. O austríaco cometeu muitos erros no tiebreak e mais sólido, o argentino fechou por 7/6 (7/1).
No segundo set o austríaco começou com quebra, mas el Peque igualou e no 5/4 viu Thiem dar três curtas seguidas e um slice no meio da quadra. Uma delas no 15/30 com bola muito fácil que o sulamericano chegou babando, mas errou. Diego colocou outra fora a seguir e permitiu o empate. O baixinho se lamentou muito, perdeu o foco e o set com quebra por 7/5.
Thiem usava muito os slices e pouco batia seu potente backand. Parecia cansado, mas foi lutando. Diego colocou quebra na frente, mas Thiem se recuperou e quebrou para sacar em 6/5. Só que Diego fez um game mais firme e levou ao tiebreak. Dominic começou na frente, abriu 6 a 4, Diego fez belos pontos, se salvou só que cometeu erro e Dominic não desperdiçou cravando o smash para fazer 2 sets a 1 com 7/6 (8/6) e 3h21min.
O austríaco começou mais sólido, abriu 2/0 no quarto set, mas el Peque devolveu bem o saque e quebrou duas vezes para ter a vantagem em 3/2. Diego sacou em 5/4 e teve 40 a 0, mas Dominic tirou seu melhor tênis salvando todas as oportunidades, uma delas com lindo winner de direita na corrida. Ele devolveu a quebra e levou ao tiebreak, teve 4 a 3 e saque, mas cometeu um erro bobo e viu o sul-americano encerrar a parcial cometendo mais um erro: 7/6 (7/5).

No quinto set o tanque do europeu se esgotou, ele confirmou seus primeiros games, mas foi quebrado e passou a cometer muitos erros. Diego manteve a firmeza, quebrou, confirmou, abriu 5/2 e manteve na frente para fechar com nova quebra por 6/2 no set mais rápido do jogo, 32 minutos. Os dois pararam e tiveram longa conversa amistosa na rede. São amigos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter