Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Organização coloca hino de Alemanha nazista e irrita tenistas na Fed Cup

Incidente ocorreu no Havaí, durante duelo contra os Estados Unidos

Escrito por

O primeiro dia de competições entre Estados Unidos e Alemanha pela Fed Cup foi marcado por um incidente bastante infeliz por parte da organização. Os oficiais do torneio executaram o hino errado da nação europeia, reproduzindo o hino utilizado durante a Era Nazista.

Conforme as equipes alinharam-se para ouvir seus hinos nacionais, as alemãs ficaram completamente estarrecidas conforme ouviram as primeiras palavras do hino ‘Deutschland, Deutschland, über alies’ (“Alemanha, Alemanha, acima de tudo”). A versão reproduzida pela organização da Fed Cup foi banida da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial por sua conotação nazista. O incidente gerou insatisfação das tenistas e de sua Federação.

“Acho que foi o ápice da ignorância e nunca me senti tão desrespeitada em toda minha vida. Eu jogo a Fed Cup há 13 e essa foi a pior coisa que já aconteceu comigo”, disse Andrea Petkovic após sua derrota para Alison Riske.

Ex-top 10, Petkovic comentou também que sua companheira de equipe Julia Goerges teria chorado durante a execução do hino.

“Julia imediatamente começou a chorar quando ouviu as primeiras palavras do hino. Eu também estava com lágrimas nos olhos e furiosa”, contou.

A capitã da equipe Barbara Ritter também falou sobre o incidente, declarando-o como ‘um escândalo’.

“É um verdadeiro escândalo, uma tremenda falta de respeito e um incidente imperdoável’, Ritter disse. “O momento do hino nacional na Fed Cup é um momento sagrado”.

A USTA (Associação Americana de Tênis) emitiu um comunicado formal de desculpas à Alemanha e prometeu que o erro não se repetirá.

“Pedimos sinceras desculpas à equipe alemã da Fed Cup e todos os fãs pelo erro na execução do hino nacional”, dizia a declaração. “Este erro não se repetirá”.