ITF apresenta novo circuito de transição para 2019

Federação aplica mudanças, visando facilitar o processo de transição do juvenil para o profissional

Logo do novo circuito da ITF
Divulgação

Escrito por

A ITF anunciou, nesta quinta-feira, o lançamento da ITF World Tennis Tour, que servirá como um novo caminho de transição para os jogadores entre o nível juvenil e os níveis de elite do tênis profissional, a partir do ano que vem.

O lançamento deste novo circuito é a culminação de uma série de reformas da ITF, projetadas para apoiar jogadores juniores em sua progressão para o profissional, e direcionar o prêmio em dinheiro efetivamente em torneios profissionais para permitir que mais jogadores se sustentem. O circuito também aumentará o número de nações que hospedam torneios da ITF em 2019, oferecendo oportunidades para mais jogadores.

A ITF World Tennis Tour faz parte de uma nova estrutura mundial de torneios que foi acordada entre a ITF, a ATP e a WTA para abordar os desafios atuais no nível de transição. Os torneios serão divididos nas seguintes categorias:

ITF 25s +: valerão pontos nos rankings da ATP (a partir da semifinal) e WTA, além de uma premiação de 25 mil dólares na chave masculina, e de 25 até 100 mil dólares na chave feminina.

ITF 15s : pontos no ranking da Federação Internacional e premiação de 15 mil dólares em ambas as chaves.

ITF Juniors : os torneios de Grau A ao Grau 5 valerão pontos para o ranking juvenil da ITF.

Os torneios da categoria 15s serão disputados dentro de uma estrutura com requisitos de hospedagem mais baratos, que reduzem os custos para os jogadores e organizadores do evento. Oferecendo pontos no Ranking Mundial de Tênis da ITF, estes torneios também aumentarão as oportunidades para que jogadores de mais países participem do circuito e sejam apoiados em sua transição para o tênis profissional.

Para que jogadores de sucesso no júnior, 15s e 25s masculinos consigam progredir mais rapidamente para o nível alto, haverá vagas reservadas em torneios profissionais para jogadores que estejam bem colocados no ranking de transição. Isso inclui convites garantidos na chave principal e de qualifying em torneios Challengers.

A partir de 2019, os Futures de 15 e 25 mil dólares também terão seus pontos convertidos para o novo ranking da ITF.

David Haggerty, presidente da Federação Internacional de Tênis, se pronunciou sobre as mudanças.

"O ITF World Tennis Tour oferece um caminho claro e integrado, projetado para atrair e reter os melhores novos talentos. É nossa missão preparar a próxima geração de jogadores, e o novo Tour ajudará a resolver os problemas de transição entre o juvenil e o profissional, além de, potencialmente, permitir que mais jogadores profissionais ganhem a vida", disse ele.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter