menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Estátua de Arthur Ashe vira ponto de discórdia em Richmond

Monumento em honra ao 1º negro campeão de Grand Slam foi vandalizado por grupo supremacista branco

Estátua de Arthur Ashe em Richmond, Virginia
imagem cameraSteve Helber / Associated Press
Avatar
Lance!
Richmond
Dia 12/07/2020
16:10

  • Matéria
  • Mais Notícias

Uma reportagem especial do jornal norte-americano The Washington Post, aponta que a estátua em tributo a Arthur Ashe, ex-número 1, dono de três títulos do Grand Slam, escritor e ativista humanitário, voltou a causar tensões em Richmond.

Primeiro tenista negro da história a vencer um título do Grand Slam e único negro a ser líder do ranking masculino, Arthur Ashe nasceu em Richmond, no estado da Virginia, nos Estados Unidos, que no passado foi a capital dos estados confederados - que unidos buscaram sua independência, já que o governo de Abraham Lincon recém eleito pregava o fim da escravidão no país e estes estados (Alabama, Arkansas. Carolina do Sul, Carolina do Norte,Flórida, Geórgia, Louisiana, Mississippi, Texas e Virginia). A luta dos confederados gerou a Guerra Civil americana.

Dentro deste ambiente mais racista, Arthur Ashe cresceu e despontou como atleta, seguindo passos de sua predecessora, Althea Gibson, a primeira negra da história a vencer um Grand Slam.

Perto de sua morte, em 1993, o escultor Paul DiPasquale decidiu elaborar uma estátua em homenagem ao ex-tenista, que já padecia com AIDS. DiPasquale chegou a falar da estátua com Ashe, cuja viúva, Jeanne Moutoussamy-Ashe, declarou em 1996 no programa New Year's Day, que a queria em um museu para contar a história dos atletas negros.

Quando ficou pronta, a estátua, que retrata Ashe com uma raquete na mão e um livro na outra mão ainda mais alta diante dos quatro filhos, foi levada à discussão no conselho da cidade, já que a prefeitura de Richmond queria dar o centro de uma rotatória na principal avenida da cidade, a Monument Avenue. Em sua reportagem, o Post recorda a tensão que a decisão da prefeitura causou, já que o espaço era dedicado aos cinco "heróis" confederados. No conselho municipal, apesar da tensão, Ashe venceu por unanimidade e passou a ocupar o posto central do monumento, dedicado ao mais "condecorado e reconhecido cidadão de Richamond". Um negro.

Com a crescente do movimento "Vidas Negras Importam" nos Estados Unidos, estátuas de pessoas que atuaram em prol do escravismo no país foram alvo de críticas e protestos e o prefeito da cidade, Levar Stoney, optou por retirar as estátuas dos confederados do local. Na sequência, o monumento inteiro amanheceu com pichações com dizeres "Vidas Brancas Importam", que foram limpos por cidadãos.

A discussão na cidade de Richmond agora é sobre a remoção da estátua de Ashe. Muitos defensores da "honra dos confederados" e movimentos de supremacia branca questionam a permanência já que "outros heróis" foram retirados do monumento.

O sobrinho de Ashe, David Harris Jr, disse à agência de notícias Associated Press que não requererá a retirada da estátua, como fizeram parentes e herdeiros diretos de outros homenageados pelo país, incluindo confederados.

Diferentes grupos da cidade são favoráveis à remoção da estátua para algum dos parques da cidade, destino que tem sido pensado inclusive para as demais estátuas removidas da Monument Avenue, com descritivo maior da vida e obra dos retratados. Porém, no caso da estátua de Ashe, a família deve pedir por isso, ou o conselho da cidade se reunir para definir e este é no momento o grande impassa moral e social de Richmond, segundo o Post.

continua após a publicidade
  • Matéria
  • Mais Notícias