Bia Maia é confirmada no top 30, iguala Maria Esther e segue fazendo história

Brasileira está no top 5 de melhores ranqueadas entre homens e mulheres da história do Brasil

Bia Maia
Brasileira vive grande momento no Circuito Mundial (Birmingham Divulgação)

Escrito por

A WTA, Associação das Tenistas Profissionais, confirmou, na noite deste domingo, a brasileira Beatriz Haddad Maia como a 29ª do mundo após a conquista da brasileira no torneio 250 de Birmingham, na Inglaterra.

+ Forbes divulga ranking dos atletas mais bem pagos do mundo

A paulistana foi aos 1640 pontos, deixando Petra Kvitova, Liudmila Samsonova e Elise Mertens para trás.

Ela iguala Maria Esther Bueno com o melhor ranking de uma brasileira em simples, feito alcançado pela tricampeã de Wimbledon em 1976. O ranking feminino foi instaurado em 1974, quando Maria Esther estava nos últimos momentos da carreira que teve seu auge na década de 60 onde foi considerada a melhor do mundo.

Entre homens e mulheres, Bia iguala também Luiz Mattar com a quinta posição no geral, ficando atrás de Gustavo Kuerten (1º), Thomaz Bellucci (21º), Thomaz Koch (24º) e Fernando Meligeni (25º).

+ Bia Haddad faz história no tênis e empolga torcida na web

Bia começou o ano apenas como a 83ª do mundo e só nas últimas duas semanas, com os dois canecos, já subiu quase vinte postos. Somente na temporada ela ocupa o 23º lugar, ultrapassando a dona de quatro títulos de Grand Slam, a japonesa Naomi Osaka.

Iga Swiatek segue absoluta na ponta com 8631 pontos, contra 4511 da estoniana Anett Kontaveit. Campeã em Berlim, Ons Jabeur subiu para o terceiro lugar, com seu melhor desempenho: 4340. Paula Badosa (4ª), Maria Sakkari (5ª), Aryna Sabalenka (6ª), Karolina Pliskova (7ª), Danielle Collins (8ª), Jessica Pegula (9ª) e a espanhola Garbiñe Muguruza fecham o top 10.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter