São Paulo terá dois estrangeiros no elenco da Copinha; conheça a dupla

O zagueiro argentino Facundo e o atacante paraguaio Galeano serão os gringos do Tricolor na disputa da Copa São Paulo de Futebol Jr. Ambos estão ansiosos pela estreia no torneio

Pablo e Facundo - São Paulo
Facundo, ao lado de Pablo, quando treinou com os profissionais no CT de Cotia (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Escrito por

O São Paulo se prepara para a disputa da Copa São Paulo Júnior de 2020, competição que venceu em 2019 e defenderá o título no ano que vem. Os garotos treinam no CT de Cotia com todos os inscritos para a mais tradicional competição de base do país. Entre os jogadores, dois são estrangeiros: o zagueiro Facundo e o atacante Galeano, que concederam entrevista para a SPFCTV e contaram um pouco de suas expectativas para o torneio.

​Facundo Constantini nasceu no Brasil, mas foi criado na Argentina, terra natal de sua família. Antes de chegar ao São Paulo e passou um bom tempo nos EUA, onde jogou pelo Orlando City e chegou a fazer um ano de faculdade.

- Eu nasci aqui no Brasil, em Curitiba, só que a minha família inteira é argentina, de San Juan e de Córdoba. Com 15 anos eu fui morar sozinho nos EUA, fiquei lá por quatro anos, até meus 19, onde fiz três anos de Orlando City, fiz um ano de faculdade, e no meio de 2019 eu acabei parando aqui no São Paulo após um teste, estou dando meu máximo, curtindo - contou o argentino.

Galeano, por sua vez, é paraguaio e começou sua carreira na base do Rubio Ñu e com apenas 16 anos subiu para o profissional do clube. Se destacou tanto que foi convocado para as seleções sub-17 e sub-20 do Paraguai antes de chamar a atenção e se transferir para o Tricolor.

- No Paraguai eu jogava em um clube chamado Rubio Nu, comecei lá. Aos 14 anos passei a jogar na base, logo depois, aos 16 anos, surgiu a oportunidade de subir para o profissional, joguei na seleção sub-17, joguei o Mundial, o Sul-Americano, sub-20 também, eu fui bem e veio uma proposta do São Paulo - relembrou o atacante.

Ambos os jovens, que estão com 19 anos, farão suas estreias na Copinha e estão ansiosos pela participação nesse importante torneio de base. Eles estão empolgados para representar o São Paulo e projetam boa campanha.

- Falei com muitos companheiros sobre a Copinha, falei com Diego, é um grande amigo. Ele falou que terá muitos torcedores, que é muito bom jogar essa competição, é muito importante. Vou jogar concentrado e com muita vontade para ir bem. Para mim é muito importante para a minha carreira, pode ser um grande passo também se for bem na Copinha, agora só me resta trabalhar para chegar bem e fazer uma boa competição - afirmou Galeano.

- Para um estrangeiro, jogar uma Copinha pelo São Paulo é algo mágico, a gente está muito ansioso e muito feliz por essa oportunidade. A Copinha é um campeonato reconhecido mundialmente, mesmo na Argentina e nos EUA, todo mundo fala sobre ela, porque eu acredito que seja a competição mais forte em nível técnico e tático, e que todo mundo acha talentos, quer buscar jogador e, principalmente, ganhar a Copinha - avaliou Facundo.

Além de dizer que a Copinha é um torneio conhecido mundialmente, o argentino falou sobre o desejo que os jovens da base dos clubes brasileiros nutrem por esse título e como isso seria ainda mais especial no São Paulo.

- Acho que é algo mágico ganhar a Copinha, todo menino que foi formado aqui no Brasil, fez categoria de base aqui, sonha ganhar a Copinha, isso serve para qualquer time, pelo São Paulo seria mais especial ainda - concluiu.

Comandante fala da importância da dupla para o time do São Paulo

Orlando Ribeiro, técnico do sub-20 do São Paulo, novamente comandará o time na edição 2020. Campeão em 2019, terá a missão de buscar o segundo título consecutivo e sabe da importância de ter jogadores experientes no elenco.

Para ele, esse é o caso de Facundo e Galeano, que além de contribuírem com a formação dos companheiros, ajudam a comissão técnica com dicas do que viveram e presenciaram nos treinamentos fora do país.

- Vale o intercâmbio. Hoje com a internet facilita para você observar um pouco mais além dos olhos. Então você consegue ver na Colômbia, no Paraguai, no Uruguai, outros meninos que se encaixem no perfil do São Paulo, que se encaixem na base. Eles agregam muito com experiência fora, nós não podemos jogar o tempo todo fora do Brasil, então aqui eles ajudam alguma coisa, em algum treino, alguma formação que eles tenham, ajudam a comissão e ajudam os meninos no dia a dia. Todos têm a ganhar - disse o treinador.

O São Paulo joga a primeira fase da Copinha no estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo, e faz sua estreia na competição no dia 4 de janeiro, às 16h, contra o Operário-PR. Os outros dois membros do Grupo 29 são o EC São Bernardo, dono da casa, e o Palmeira-RN. Os jogos da competição de base terão transmissão do SporTV, da TV Cultura, da Rede Vida e da FPF TV.

Confira o vídeo divulgado pela SPFCTV:

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter