São Paulo: confiança em retorno de Diego Costa ‘freia loucuras’ em busca por novo zagueiro

Tricolor acredita na volta do capitão de 2022 e, por isso, optou por não gastar 

Diego Costa - treino São Paulo em Córdoba
Diego Costa treina em Córdoba, em novembro: última vez que aconteceu (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)

Escrito por

A sinalização de que Diego Costa possa, enfim, voltar aos treinamentos (no mais tardar na próxima semana) fez com que a diretoria do São Paulo tirasse o pé do acelerador na busca por um zagueiro para reforçar o elenco. O objetivo é manter a coerência de procurar o que chamam de 'oportunidades de mercado' atrás de um reforço para uma posição que no momento está extremamente desfalcada.

O próprio técnico Rogério Ceni veio a público pedir a contratação de um defensor após a grave contusão de Nahuel Ferraresi, ainda na segunda rodada do Campeonato Paulista, no clássico contra o Palmeiras. O venezuelano passou por cirurgia no joelho direito e só volta aos trabalhos no segundo semestre.


+ Pato, Jô e outros: listamos 10 jogadores brasileiros famosos que estão sem clube

Para piorar a situação, ainda tem a questão envolvendo Arboleda. O jogador passou por cirurgia no ano passado, voltou a tempo de defender o Equador na última Copa do Mundo, jogou três jogos em 2023, mas voltou a ser ausência devido a uma tendinite no joelho direito. Deve ficar duas semanas fora, no mínimo. O Tricolor conta apenas com Alan Franco e Beraldo, além do recém promovido da base Matheus Belém, à disposição para o setor.

As inscrições para a primeira fase do Paulistão, que vai até a 5 de março, se encerraram na última sexta-feira. E por um momento houve correria nos bastidores atrás de uma contratação. O nome mais forte era o de Joaquim, que acabou de trocar o Cuiabá pelo rival Santos, mas que o Tricolor reclamou do preço alto.

O LANCE! revelou que o São Paulo tinha três opções para reforçar sua zaga. Além de Joaquim, quem está na órbita era João Marcelo, do Porto B, que acabou não liberado pelos portugueses. Nos bastidores, conforme a reportagem apurou, não há motivos para preocupações. Isso porque há confiança na recuperação de Diego Costa para esta etapa da competição.

Costa não atua pelo São Paulo desde a final da Copa Sul-Americana, no início de novembro. O clube informou que o jogador ficou sem atuar por conta de uma tendinite. Mas, ao voltar aos trabalhos na pré-temporada, em dezembro, precisou passar por cirurgia para retirar um fragmento ósseo do joelho esquerdo.

Capitão são-paulino no ano passado, o zagueiro sempre foi colocado em uma lista de recuperações rápidas interna. O tempo passou e nada mudou. A expectativa era de que Costa voltasse a treinar no campo na sexta, mas a avaliação do departamento médico é que isso aconteça agora no início da próxima semana. Ou seja, na melhor das hipóteses, Costa estará à disposição para o duelo contra o São Bento, no dia 21, em Sorocaba, quando Arboleda também deverá estar apto a atuar.

O entendimento é que depois de quase abrir os bolsos para a chegada de Joaquim, a necessidade é de esperar por mais uma oportunidade de mercado, como foi com Erison, Caio e outros reforços anunciados, nesses mais de 15 dias restantes até o mata-mata do Estadual e, principalmente, as prioridades do ano: Campeonato Brasileiro e Sul-Americana. Até aqui a sorte contou para que não houvessem mais problemas na defesa. Resta saber se a boa onda continuará...

> Confira jogos, classificação e simule os resultados do Paulistão-23

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter