Rival do São Paulo na Libertadores, Binacional superou a morte de um jogador para ser campeão peruano
Clube tem apenas nove anos de existência, dois na primeira divisão do país e já se tornou campeão peruano. Um dos principais trunfos do time será a altitude de quase 4 mil metros

O São Paulo conheceu, na última terça-feira, seus adversários na fase de grupos da Copa Libertadores de 2020. Dois deles são clubes tradicionais e que já enfrentaram o Tricolor: River Plate-ARG e LDU-EQU, já o terceiro é desconhecido dos torcedores brasileiros e jovem no cenário sul-americano. Trata-se do Binacional, atual campeão peruano, que superou, entre outras coisas, a morte de um de seus principais jogadores antes de levantar a taça.
O título do campeonato peruano veio com a vitória sobre o Alianza Lima na decisão, por um resultado agregado de 4 a 3. O clube, que tem apenas nove anos de existência, disputou pela segunda vez a primeira divisão do país e tem escrito sua jovem história de forma brilhante em âmbito nacional e agora quer começar sua caminhada internacionalmente.
Para conhecer um pouco mais sobre o adversário da estreia são-paulina na Liberta do ano que vem, o LANCE! conversou com o repórter Rodolfo Huamán, do diário peruano Líbero, que contou como o Binacional teve de superar problemas dentro e fora de campo para poder alcançar o título peruano.
- 'O Poderoso do Sul', como é conhecido, teve um 2019 muito duríssimo no aspecto futebolístico e emocional, com a abrupta saída do técnico Javier Arce e principalmente, com a precoce partida de Juan Pablo Vergara, um dos jogadores mais talentosos do futebol peruano, que morreu em decorrência de um acidente de carro poucos dias antes de disputar o primeiro jogo da final contra o Alianza Lima - explicou o jornalista.
Mesmo com esses duros golpes, o jovem clube conseguiu seguir em frente e conquistar o campeonato do Peru. Para a Copa Libertadores de 2020, o Binacional perdeu duas peças importantes: o colombiano Donald Millán, que foi para o Universitario-PER, e Edson Aubert, que foi para o Melgar-PER. Ainda assim ganhou os reforços de Sebastián Gularte, do Unión Comercio e do goleiro Steven Rivadeneyra, do Municipal-PER.
Além das contratações, o Binacional promete ter um trunfo contra os rivais que forem até o Peru: o mando de campo. Isso porque o estádio em que deve receber os seus jogos como mandante fica a mais de 3,8 mil metros, algo que foi parada dura inclusive para os rivais locais no campeonato nacional, que só arrancaram duas vitórias por lá durante o ano de 2019. Mas não é só: torcedores e elenco creem que estarão protegidos pelo saudoso Vergara.
- Ainda não está confirmado se o Binacional jogará no estádio Guillermo Briceño Rosamedina (3.824 metros de atitude), em Juliaca, um local em que poucas equipes peruanas conseguiram somar pontos. Assim, a altitude é um fator chave nesse tipo de duelo. O que é certo é que "O Poderoso do Sul" pretende fazer história em sua primeira participação em uma Copa Libertadores e chegar o mais longe possível. Juan Pablo Vergara, do céu, iluminará o grupo dirigido por Roberto Mosquera - concluiu o Huamán.
Binacional e São Paulo se encontram no início de março de 2020 pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores. Ambos os clubes estão no Grupo D da competição ao lado do River Plate-ARG e da LDU-EQU. Os dois melhores se classificam para as oitavas de final do torneio continental.

São Paulo
Médico responsável dá prazo para dupla do São Paulo voltar
Há 8 horas
São Paulo
São Paulo evita transfer ban após acordo por jovem da base
Há 9 horas
São Paulo
CBF define arbitragem de São Paulo e Santos no Brasileirão
Há 10 horas
Futebol Nacional
Opinião: ressalvas à parte, os nossos estrangeiros também não são os melhores
Há 1 dia
Futebol Nacional
Como um jogador estrangeiro pode se naturalizar brasileiro? Veja as regras
Há 1 dia
São Paulo
Lucas volta? Veja lista de lesionados que retornam ao São Paulo após Data Fifa
Há 1 diaMais LANCE!

São Paulo é condenado a pagar multa milionária a ex-jogador

Entenda como a nova regra de jogadores estrangeiros afetará o São Paulo

Regra dos 12 jogos no Brasileirão e times B entram na mira de CBF e clubes

Zagueiro do São Paulo, Domingos Duarte rompe ligamento do joelho e passará por cirurgia

Dos clubes à Seleção: os impactos da redução do limite de estrangeiros no Brasileirão

São Paulo e Corinthians se enfrentarão na final do Brasileirão Feminino; veja datas

Clubes aprovam redução de estrangeiros no Brasileirão

Copa do Brasil terá aumento de premiação, mas parte do valor terá destino obrigatório

São Paulo entra com ação na CBF para jogo contra o Santos

Bobadilla pede dispensa da seleção para recuperar lesão no São Paulo

São Paulo pode faturar premiação milionária do Brasileirão Feminino

Dorival Jr. revela futuro de Ryan Francisco no São Paulo: 'Precisa mudar'

Dorival explica fala polêmica após eliminação do São Paulo



