Retrospectiva 2025: ano do São Paulo é marcado por política, lesões e até polícia
Ano do Tricolor teve mal rendimento no futebol e manchetes policiais

O ano do São Paulo foi bastante agitado e polêmico. Sem títulos, com notícias diárias sobre lesões e, muitas vezes, a política falando mais alto, acabou de um jeito que muitos não esperavam: com duas investigações em andamento na polícia civil de São Paulo.
No futebol...
Na parte esportiva, apenas uma meta foi atingida. O São Paulo foi eliminado antes do esperado no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil. No Brasileirão, terminou na oitava colocação, abaixo da expectativa inicial, que era o sexto lugar. Na Copa Libertadores, chegou às quartas de final, mas já tem a certeza de que não disputará o torneio continental em 2026.
O time passou por troca de comando técnico e enfrentou um mercado restrito. Após um início complicado no Campeonato Brasileiro, quando chegou a flertar com a proximidade da zona de rebaixamento, viu o retorno de um velho conhecido: Hernán Crespo. Querido pela torcida, o treinador trabalhou com as peças disponíveis. No mercado da bola, poucas novidades. O clube trouxe reforços pontuais, apostou na volta de Oscar, posteriormente frustrada por problemas médicos, e viu um sonho antigo, Marcos Leonardo, não se concretizar. Com orçamento curto, o São Paulo sabia que não poderia fazer grandes movimentos e precisou manter os pés no chão.
➡️Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! São Paulo
O ano terminou distante de qualquer sonho maior e com uma goleada dolorosa. Longe do Morumbis por quase dois meses, em razão da sequência de shows no estádio, o Tricolor fechou a temporada vivendo uma derrota histórica para o Fluminense, no Maracanã. O resultado escancarou ainda mais o momento delicado vivido pela equipe.

Lesões
O departamento médico foi um dos protagonistas do ano. A temporada foi marcada por problemas físicos, com meses em que um time inteiro esteve entregue a tratamentos e cirurgias, o que praticamente esvaziou o setor ofensivo. André Silva, Calleri e Ryan Francisco desfalcaram a equipe em boa parte do calendário. Um dado que chama atenção é que os três sofreram lesões ligamentares no joelho.
E não parou por aí. Nomes importantes do elenco, como Lucas Moura, também enfrentaram uma temporada difícil em razão de questões físicas. Situações inesperadas agravaram o cenário, como a síndrome vasovagal de Oscar, que deve levar à aposentadoria do atleta, e o tromboembolismo pulmonar de Luiz Gustavo, que acabou rescindindo contrato. Problemas que afastaram lideranças importantes do grupo.
Ao todo, foram mais de 70 ocorrências de ordem física, um número muito acima do esperado. Para coroar o ano, o departamento médico ainda se tornou alvo de polêmica. Um nutrólogo que prestava serviços ao clube teria utilizado canetas emagrecedoras no tratamento de dois atletas, caso que veio à tona no fim da temporada.
O agravante é que as canetas em questão teriam sido comercializadas por um vendedor sem autorização da Anvisa. Após a repercussão, o São Paulo decidiu rescindir com o profissional e promover desligamentos também em outros membros do departamento médico. Para 2026, a palavra de ordem é reformulação.

Política falou alto
Nos últimos meses, a política do clube passou a dominar as manchetes. Protestos contra dirigentes, pedidos de demissão de nomes como Carlos Belmonte e a movimentação da oposição ao grupo de Julio Casares ganharam força. Para fechar o ano sob polêmica, vieram o vazamento de áudios e a divulgação de informações sensíveis.
Mara Casares e Douglas Schwartzmann, que pediram licença de suas funções, foram citados em um suposto esquema de venda ilegal de ingressos no Morumbis. O caso gerou forte repercussão e passou a ser investigado pela Polícia Civil. Dias depois, outro episódio veio à tona, desta vez envolvendo um possível desvio de dinheiro em negociações de atletas, também sob apuração.

Em 2026, o clube terá eleições. De um lado, ainda há indefinição sobre quem será o sucessor de Julio Casares, com nomes como Márcio Carlomagno ganhando força nos bastidores. Na oposição, figuras como Marco Aurélio Cunha, José Carlos Pinotti e o próprio Belmonte começam a se movimentar. Resta agora acompanhar o desenrolar dessas histórias ao longo do próximo ano.
Tudo sobre

Futebol Nacional
Clubes aprovam redução de estrangeiros no Brasileirão
Há 1 hora
Futebol Nacional
Copa do Brasil terá aumento de premiação, mas parte do valor terá destino obrigatório
Há 2 horas
São Paulo
São Paulo entra com ação na CBF para jogo contra o Santos
Há 4 horas
São Paulo
Bobadilla pede dispensa da seleção para recuperar lesão no São Paulo
Há 6 horas
São Paulo
São Paulo pode faturar premiação milionária do Brasileirão Feminino
Há 6 horas
São Paulo
Dorival Jr. revela futuro de Ryan Francisco no São Paulo: 'Precisa mudar'
Há 8 horasMais LANCE!

Dorival explica fala polêmica após eliminação do São Paulo

PC Oliveira esclarece polêmica de arbitragem em São Paulo x Internacional

Calleri recebe 3º amarelo e está fora do clássico contra o Santos

Estrela de Calleri brilha, e São Paulo vence o Inter

Veja o gol de Calleri que deu a vitória ao São Paulo sobre o Internacional

Calleri de volta e nova estreia no São Paulo; veja escalação

São Paulo x Internacional: onde assistir, horário e escalações

Tironi no Lance!: Palmeiras abre um abismo sobre seus rivais do Estado

Buta deve operar e não joga mais pelo São Paulo em 2026

'Fim do futebol': clubes da Série A defendem mercado regulado de bets no Brasil

Conmebol denuncia São Paulo, que corre risco de multa milionária

Buta vive 'vaivém' no joelho e São Paulo considera cirurgia

Técnico do Boca detona torcida do São Paulo em decisão


