menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Missão Libertadores: saiba como será a logística do São Paulo para estreia

São Paulo enviou membros da comissão técnica para Juliaca, tanto para ver o Binacional jogar quanto para conhecer a estrutura e montar a estratégia de viagem. Saiba detalhes

Igor Gomes
imagem cameraIgor Gomes fará sua primeira partida na altitude (Foto: Rubens Chiri/São Paulo)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 02/03/2020
14:48
Atualizado em 03/03/2020
09:26

  • Matéria
  • Mais Notícias

O São Paulo fará sua estreia na Libertadores de 2020 na quinta-feira, às 21h, contra o Binacional (PER), mas a "operação Juliaca" teve início há tempos. A cidade peruana que sediará a partida fica 3.800 metros acima do nível do mar e é a quinta mais alta do mundo, o que demanda alguns cuidados especiais na logística.

Para minimizar o impacto do ar rarefeito, a delegação só irá para Juliaca no dia da partida. Especialistas apontam que os efeitos mais severos da altitude, como falta de ar, náuseas e dor de cabeça, só começam após algumas horas no local. De qualquer forma, o clube deve alugar cilindros de oxigênio para ficarem à disposição dos atletas.

O Tricolor parte primeiro para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde a altitude é menor que a da capital paulista. O time treinará no CT da Barra Funda na quarta-feira de manhã e viajará à tarde, em voo que durará cerca de três horas. Uma outra opção seria viajar para Lima, já no Peru, mas seriam duas horas a mais de voo.

O grupo embarca para Juliaca após o almoço de quinta-feira, em um voo que deve durar pouco mais de uma hora. Após chegar à cidade, deve ficar em um hotel para descansar, fazer a última refeição e encerrar os preparativos. Encerrada a partida, o elenco já voa de volta para Santa Cruz de la Sierra e em seguida para São Paulo, sem deixar o aeroporto. Todos os voos serão fretados.

Alguns funcionários do clube já estiveram na cidade peruana. O fisiologista Luis Fernando de Barros e o gerente José Carlos dos Santos estiveram lá em fevereiro e conheceram a estrutura de alimentação e hospedagem, além do estádio Guillermo Briceño, que passou por melhorias para receber a Libertadores. O analista de desempenho Raony Thadeu também viajou para ver o Binacional jogar.

- A gente espera um jogo complicado por conta da altitude. É um bom time também. Mandamos gente para ver jogos, temos material catalogado. Não vai ser um adversário que vai nos pegar de surpresa - disse Fernando Diniz.

O São Paulo jogará no domingo, às 16h, contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto. Apesar de considerar que o desgaste da viagem será minimizado pela logística montada, o Tricolor deve ter uma equipe bastante modificada na partida pelo Paulistão.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias