Em suas redes sociais, São Paulo presta homenagem a Leônidas da Silva, o ‘Diamante Negro’

O histórico atacante do Tricolor completaria, nesta segunda-feira, 108 anos de idade. Pelo São Paulo, Leônidas foi cinco vezes campeão paulista e se tornou ídolo do clube

Leônidas da Silva se tornou ídolo do São Paulo
Leônidas da Silva se tornou ídolo do São Paulo (Foto: Reprodução/Twitter @SaoPauloFC)

Escrito por

O São Paulo homenageou o ex-atacante e ídolo do clube, Leônidas da Silva, que completaria 108 anos nesta segunda-feira (6). Responsável por inventar o chute de bicicleta, o 'Diamante Negro' é um dos nomes mais marcantes da história do Tricolor paulista.


CONFIRA A TABELA ATUALIZADA E SIMULE OS JOGOS DO BRASILEIRÃO DE 2021!

Em suas redes sociais, o São Paulo publicou uma sequência de três postagens homenageando o jogador que teve passagem marcante pelo time do Morumbi.

- Há 108 anos, nascia uma joia rara que encantaria o mundo como o seu futebol: Leônidas da Silva, o Diamante Negro. Com o ídolo, o Tricolor alcançou um novo patamar na história, se tornando o grande clube que é hoje - publicou o clube em seu perfil.

O São Paulo relembrou que o jogador chegou com entusiasmo da torcida, embora parte da imprensa houvesse criticado a contratação. O clube contou, também, sobre o chute de bicicleta, criação de Leônidas da Silva que se popularizou no futebol.

-  Leônidas chegou ao São Paulo em 1942 e foi recepcionado por uma multidão de torcedores. Ainda assim, imprensa e torcedores rivais diziam que o clube havia adquirido um bonde por 200 contos. O Diamante Negro provou, em pouco tempo, que estavam errados. Em um dos primeiros jogos pelo São Paulo, contra o Palestra, Leônidas marcou um gol de bicicleta, jogada que ele eternizou. São conhecidos cinco gols dele no clube dessa maneira - contou o São Paulo em suas redes sociais.

Em oito anos que esteve no clube paulista, Leônidas jogou 212 partidas pelo São Paulo, nas quais marcou 144 gols. Em sua passagem, o 'Diamante Negro' conquistou cinco vezes o Campeonato Paulista.

O ídolo faleceu no dia 24 de janeiro de 2004, 90 anos, na cidade de Cotia-SP, coincidentemente a cidade onde o Tricolor inaugurou, em 2005, o centro de treinamentos das categorias de base.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter