Gonzalo Carneiro vira boa opção para o ataque do São Paulo com Vizolli

O atacante uruguaio entrou durante a partida contra o Ceará e foi titular contra o Grêmio, recebendo elogios de torcedores e do treinador interino do Tricolor

Carneiro - São Paulo
Gonzalo Carneiro, atacante do São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Escrito por

Nesta quarta-feira (17), o São Paulo apresentará seu novo treinador, Hernán Crespo. O argentino assumirá o São Paulo após o fim da temporada e, mesmo com reforços e alterações, comandará a equipe formada Diniz e treinada por Vizolli nas últimas rodadas do Brasileirão. Mesmo com o tempo curto de trabalho, uma alteração do interino pode ser uma alternativa interessante para Crespo. Trata-se do atacante uruguaio Gonzalo Carneiro.


Veja a situação do São Paulo na tabela do Campeonato Brasileiro e simule!

Afastado por mais de um ano após ser pego no doping, o atleta voltou a integrar o elenco nesta temporada. Jogando somente 9 partidas do Brasileirão na temporada, o uruguaio não era titular desde 2019, o que mudou no último domingo, na vitória contra o Grêmio, por 2 a 1, na Arena do Grêmio em partida da 36ª rodada do Brasileirão.

O treinador interino, Marcos Vizolli, colocou o atacante como titular para substituir Pablo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O uruguaio fez uma boa partida, se envolvendo nos lances do gol e criando oportunidades que renderam a ele elogios do treinador, que afirmou que ele é um jogador único.

Vizolli disse, durante coletiva, que torce para que o atacante, que tem contrato até março, renove com o time, por ser, segundo ele um jogador que tem muito a oferecer ao ataque do São Paulo.


Carneiro, entretanto, já havia jogado na rodada anterior, saindo do banco contra o Ceará, no Morumbi, em partida que terminou em empate por 1 a 1.

Nas duas ocasiões, o uruguaio recebeu elogios merecidos, estando envolvido nas jogadas dos três gols marcados pela equipe. Na partida contra o Vozão, ele participou da jogada que culminou no gol de empate do Luciano. 

Já na vitória contra o Grêmio, os dois gols da equipe tiveram influência de Carneiro. No primeiro gol, uma finalização de Tchê Tchê após um rebote, a jogada que oportunizou o chute do camisa 8 contou com o atacante uruguaio saindo do meio dos zagueiros, enfiando a bola para Luciano e aparacendo como opção para a finalização. Após a zaga tirar a bola, Tchê Tchê fez o gol.

Já no segundo gol, Volpi, lançou a bola para o ataque, uma vez que Carneiro estava lá como homem de referência. Com o uruguaio como pivô, os dois zagueiros gremistas se concentraram em neutralizá-lo, cabeceando a bola para Luciano, livre de marcação, tomar a posse e fazer o gol.

O que mais destaca Gonzalo Carneiro é a entrega, a vontade do jogador, que mesmo em erros em técnicos cometidos nessas partidas, mostrou muita disposição e garra para ajudar a equipe. 

Os elogios são merecidos e o atacante pode oferecer um novo leque de opções jogando da forma que jogou em alguns momentos nas duas últimas partidas, uma homem de referência na frente, uma vez que tem 1,94m e pode funcionar muito bem como um pivô.

Uma jogada que se mostrou promissora é uma triangulação semelhante à do primeiro gol contra o Grêmio, na qual Carneiro recebe a bola saindo do meio da defesa adversária para fazer o pivô e encontrar alguma infiltração na beirada do campo, ou ate mesmo servir algum jogador que chegue para finalizar. Um jogador de força física, mas que tem velocidade e consegue sair da área para buscar as jogadas.

Essa jogada pode também ser interessante caso o uruguaio acompanhe o companheiro e se torne uma opção de passe na área, podendo render no jogo aéreo e em situações de imposição física.

E, ao tratar de jogo aéreo, Carneiro também pode ser um nome interessante para jogadas de bola parada e até mesmo cruzamentos dos laterais na área. Reinaldo, por exemplo, é um lateral que procura muito os cruzamentos, assim como essa é uma jogada utilizada pela equipe em diversos momentos, como no jogo contra o Ceará, onde Pablo e Luciano perderam chances de abrir o placar em cruzamentos.

O que começou como uma substituição do treinador interino pode acabar se consolidando como uma opção viável para o ataque do time do São Paulo para quando Crespo assumir ou, pelo menos, até o fim da temporada.

Com chances remotas de ser campeão, o Tricolor busca se garantir numa posição do G4, consequentemente se classificando diretamente para a fase de grupos da Libertadores. Atualmente em quarto lugar, mas empatado em pontos com o Atlético Mineiro, o São Paulo tem um jogo a mais para disputar em relação aos seus concorrentes por vaga.

Esse jogo é justamente o próximo, na sexta-feira (19), às 21h30, no Morumbi, contra o rival Palmeiras. O alviverde já mira a final da Copa do Brasil e não tem mais nada para brigar no Brasileirão. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter