Gol, assistências e espírito de líder: Rafinha assume papel de protagonista no São Paulo de Dorival Junior

Veterano também não pensa em aposentadoria, mas sim em 'desfrutar' o momento

53026214675_05212700b9_c-aspect-ratio-512-320
Rafinha marcou seu primeiro gol pelo São Paulo contra o Palmeiras (Foto: Rubens Chiri/ São Paulo FC)

Escrito por

Veterano e líder, Rafinha se consolidou como uma das principais peças no São Paulo de Dorival Júnior. Aos 37 anos, é titular absoluto na lateral-direita, mas não cumpre somente as funções da posição. O jogador é visto como um dos grandes 'guias' do elenco.

Nesta quarta-feira (5), Rafinha viveu um dos momentos mais especiais da sua trajetória no São Paulo. Contra o Palmeiras, um dos maiores rivais do clube, foi o responsável pelo gol da vitória no jogo de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil. E se vale a título de curiosidade, a última vez que Rafinha marcou um gol em território nacional tinha sido em 2005.

Dentro de campo, a postura é de líder. Pela experiência, o próprio jogador sempre conta que ajuda os atletas mais jovens e dá orientações. Em alguns bastidores divulgados pelo clube, antes de várias partidas, Rafinha dá discursos motivadores e serve como um apoio para a equipe.

+ ATUAÇÕES: São Paulo se organiza, e Rafinha garante vantagem contra o Palmeiras na Copa do Brasil

+ Todos os jogos do Brasileirão você encontra no Prime Video. Assine já e acompanhe o seu time do coração!

Neste ano, esteve presente em 22 partidas, com um gol e uma assistência. Mas desde quando Dorival Júnior assumiu, tem sido o principal nome do lado direito e jogando praticamente os 90 minutos de todos os confrontos.

Este reconhecimento de liderança e a da presença que Rafinha tem na equipe é algo que foi ressaltado pelo próprio treinador no término da partida contra o Palmeiras. Dorival disparou: é o líder do time. Além disso, não poupou elogios quando o assunto foi a questão tática do veterano.

- Rafinha vem sendo importante, em um esquema que ele trabalha até como lateral construtor. Ele dá o timing do nosso time, vem sendo muito importante nos vestiários. Ele não tem só a braçadeira de capitão, mas também a atitude. Você pode ter capitães que não assumem nada que é decidido, mas aqui é o contrário. Jogadores que não precisam ter uma braçadeira pela atitude que toma. Rafinha é assim. Ele passa uma segurança muito grande - destacou Dorival.

Mas Rafinha pensa em aposentadoria?

Com contrato até o final da temporada, Rafinha evita falar de futuro a longo prazo. De acordo com o lateral-direito, o objetivo é 'desfrutar o agora' e pensar no que irá fazer mais para frente. O jogador afirmou que pretende ir 'até onde seu corpo está deixando', sem ficar fora de nada. Para ele, está em alto nível e quer focar nos desafios do São Paulo neste ano. Aos 37 anos, Rafinha renovou seu vínculo no final do último ano, até o final de 2023.

- Eu quero desfrutar, estou desfrutando. Quero ir até onde meu corpo está deixando, estou em alto nível. Não quero ficar fora de nada, quero continuar jogando, isso eu deixo para o futuro. Não penso nisso não, agora é concentrar no São Paulo, para a gente desfrutar esse ano - disse recentemente, após a vitória contra o Fluminense.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter