Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Entenda por que o São Paulo não terá um substituto para Ricardo Rocha

Carlinhos Neves chega como homem de confiança da diretoria e ajudará na comunicação entre jogadores, comissão técnica e dirigentes, algo que Ricardo fazia

Carlinhos Neves ajudará no 'meio de campo' entre atletas e diretoria (Reprodução)
Escrito por

O São Paulo segue tocando o planejamento de 2019. Raí, diretor-executivo de futebol do Tricolor, viajou no início da semana para Curitiba e fechou com Carlinhos Neves para comandar a preparação física. A chegada do profissional, que estava no Santos com Cuca até o começo do mês, pesou na decisão do clube de não contratar um substituto para Ricardo Rocha, que deixou o cargo de coordenador de futebol na semana passada.

Carlinhos não chega com status de novo coordenador - ele será preparador físico e será cobrado pela performance dos atletas -, mas a diretoria entende que ele poderá ajudar a fazer o elo entre jogadores, comissão técnica e diretoria.

Facilitar essa comunicação e controlar possíveis focos de insatisfação no vestiário era a função principal de Ricardo Rocha, o que não impediu, por exemplo, atritos entre o técnico Diego Aguirre e jogadores como Nenê e Rodrigo Caio em meio ao Brasileirão.

Carlinhos Neves chega como homem de confiança de Raí para ajudar nisso. O preparador tem enorme vivência e currículo extenso no futebol, com destaque para suas duas passagens anteriores pelo próprio São Paulo. A primeira foi entre 1999 e 2000, quando trabalhou com Raí, então camisa 10, e conquistou um Paulistão. A segunda durou de 2003 a 2010 e teve mais um título Paulista, uma Libertadores, um Mundial e três Brasileiros. Ele também esteve na Seleção Brasileira, no futebol chinês, no Atlético-MG e outras equipes.

A diretoria também acredita que Lugano, superintendente de relações institucionais, pode ajudar a conduzir o ambiente ao ficar mais presente no dia a dia do CT da Barra Funda, embora a atribuição principal do uruguaio não seja o futebol.

O Tricolor também contratou nesta semana um auxiliar para Jardine. O ex-zagueiro Sandro Forner chega por indicação do próprio treinador, que o conheceu durante um curso da CBF. 

Em busca de um título na próxima temporada, o Tricolor se reapresenta no CT da Barra Funda no dia 3 de janeiro. No dia seguinte, a delegação viaja para os Estados Unidos, onde disputa a Florida Cup nos dias 12 e 14 daquele mês. Em sua pré-temporada, o Tricolor mede forças com o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, e o tradicional Ajax, da Holanda.