Entenda como foi a participação de Cuca na negociação de Diego Souza
Futuro técnico do São Paulo avisou à diretoria que sua ideia é montar um time mais leve e que Diego Souza não teria tanto espaço. A partir daí, Tricolor decidiu negociá-lo

Cuca ainda não assumiu efetivamente o São Paulo, mas já tem participação fundamental no planejamento do clube para o segundo semestre. A saída de Diego Souza para o Botafogo é o primeiro ato da remontagem de elenco que o técnico pretende fazer. Qualquer chegada ou saída de jogador terá a anuência dele.
Cuca avisou à diretoria que Diego dificilmente teria espaço no São Paulo que ele considera ideal, mais leve e veloz. O clube, então, começou a ouvir propostas pelo jogador de 33 anos e a informar o técnico sobre o andamento das conversas.
Por entender que se trata de um atleta valioso e com potencial para se destacar no Brasileirão, o São Paulo agiu sem pressa e fez diversas exigências aos interessados para não liberá-lo "de graça". O Sport, que não conseguiria contratar o atacante sem a ajuda do Tricolor no pagamento dos salários, ficou pelo caminho. O Botafogo avançou nas tratativas justamente depois de garantir que conseguiria bancar 100% dos vencimentos de Diego.
O São Paulo colocou outras cláusulas de "proteção" no contrato de empréstimo ao Botafogo, incluindo a possibilidade de ter Diego Souza de volta em 2020 (veja todos os detalhes aqui).
Em meio à negociação, Cuca sugeriu ao clube que tentasse uma troca pelo atacante Luiz Fernando, de 22 anos. O Botafogo não o liberou imediatamente, mas deu ao São Paulo a possibilidade de cobrir qualquer oferta que apareça por ele até dezembro de 2021.
Luiz Fernando tem o perfil "emergente" que Cuca aprecia: jovem, sem grife e com potencial para se desenvolver, exatamente como eram o atacante Róger Guedes e o volante Tchê Tchê quando chegaram ao Palmeiras indicados pelo treinador, em 2016.
Guedes e Tchê Tchê, aliás, foram dois dos nomes sugeridos por Cuca à diretoria do São Paulo, mas custam caro e são difíceis de contratar. O atacante está no Shandong Luneng (CHN) e o volante defende o Dínamo de Kiev (UCR).
O Tricolor vive situação financeira delicada. O orçamento do ano previa que o clube chegasse pelo menos às quartas de final da Libertadores. Com a queda na fase preliminar, abriu-se um rombo que reduz a capacidade de investimento.
Para contratar reforços pedidos por Cuca, independentemente de quem sejam, o São Paulo é obrigado a reduzir sua folha salarial. A saída de Diego Souza é boa nesse sentido: nas contas do clube, a economia chegará perto dos R$ 8 milhões até dezembro. Nenê, que está na mira do Fluminense, pode ser o próximo a se despedir.
Cuca deve assumir o São Paulo após a participação do clube no Paulistão. Até lá, Vagner Mancini segue como interino. Depois, retorna ao posto de coordenador técnico.

São Paulo
Com desfalque de titular, São Paulo encerra preparação para encarar o Bolívar
Há 1 hora
São Paulo
Iago revela conversa com Ceni antes de acordo com o São Paulo
Há 2 horas
São Paulo
Rogério Caboclo sinaliza candidatura à presidência do São Paulo
Há 3 horas
São Paulo
Arboleda retoma espaço no São Paulo, mas números chamam atenção
Há 9 horas
São Paulo
São Paulo treina após derrota e atualiza situação de Artur
Há 1 dia
São Paulo
São Paulo faz ação especial com pais nas categorias de base
Há 1 diaMais LANCE!

Arbitragem de Grêmio e São Paulo relata xingamento em súmula

Chulapa alerta sobre mau desempenho recente do São Paulo

Clique e vote: no Dia dos Pais, escolha a 'paternidade' mais significativa do Brasil

São Paulo cria, mas volta a repetir roteiro que preocupa Dorival

Dia dos Pais: as maiores 'paternidades' entre o G-12 do futebol brasileiro

Jornalista critica Arboleda após São Paulo x Grêmio

Rafinha cobra arbitragem após derrota do São Paulo

Dorival Júnior dispara sobre fase do São Paulo: 'Preocupação'

Torcida do São Paulo manda recado a Dorival após derrota para o Grêmio

São Paulo não vence há mais de 100 dias no Brasileirão

Dê suas notas: avalie a atuação dos jogadores de Grêmio x São Paulo

Marcos Antônio faz forte desabafo após derrota do São Paulo

Grêmio x São Paulo: PC Oliveira aponta erro de árbitro



