Dorival explica mudanças em reestreia pelo São Paulo e revela busca por ‘segundo homem’ no meio-campo

Treinador citou Pablo Maia como exemplo de jogador em adaptação

Dorival Júnior - São Paulo 3x0 América-MG
Dorival Júnior reconheceu que mudanças colocaram time em risco (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Escrito por

Em entrevista coletiva após a vitória do São Paulo por 3 a 0 diante do América-MG, em jogo válido pela segunda rodada do Brasileirão, o técnico Dorival Júnior explicou as mudanças que fez na equipe para sua reestreia. O técnico revelou que a maior dificuldade encontrada foi organizar o ataque do time sem deixa-lo exposto a contra-ataques. 

- A principal carência de uma equipe, quando você tenta implantar algumas pequenas mudanças, é justamente tentar coordenar um ataque em que, ao final desse ataque, você esteja bem posicionado pra recepcionar o contra-ataque adversário. É uma mudança de alguns comportamentos que os  jogadores vinham executando.


+ ATUAÇÕES: Rafael tem noite de “paredão” e salva São Paulo na estreia de Dorival

+ Todos os jogos do Brasileirão você encontra no Prime Video. Assine já e acompanhe o seu time do coração!

Dorival ainda citou Pablo Maia como exemplo de jogador em adaptação a uma nova função. O volante, que anteriormente jogava centralizado, ocupou a faixa direita do campo na partida contra o América. Para o técnico, a adaptação é questão de tempo, e a dificuldade que a comissão técnica terá a partir de agora é em encontrar um 'segundo homem' de meio-campo no elenco. 

- Nós temos no elenco pelo menos quatro jogadores com características muito semelhantes, de 'primeiro homem'. Então eu preciso tentar achar um 'segundo homem', que dê sustentação ao Nestor, tenha aproximação da área, uma boa batida em gol, que é o que ele tem. É diferente você estar jogando como um 'primeiro homem' e começar a jogar como um 'segundo homem'.

+ Calleri exalta 'simplicidade' de Dorival, mas dedica vitória do São Paulo a Rogério Ceni

Por fim, Dorival reconheceu que as mudanças realizadas colocaram o resultado do time em risco. Mas o treinador se disse aliviado pelo resultado, mais até do que pelo desempenho. 

- O 4-4-2 do São Paulo já era pré-estabelecido. Então você tenta alterar um pouquinho, queira ou não você corre um risco muito grande. Que foi o que aconteceu em muitos momentos da partida, eu tenho consciência disso. Por isso falo que foi um resultado de alívio. Ótimo, porém não saímos totalmente satisfeitos porque nós precisaremos melhorar e muito.

A próxima partida do São Paulo está marcada para quarta-feira (25), às 21h30 (hora de Brasília) pelo duelo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, diante do Ituano no estádio Novelli Júnior. O jogo de ida terminou em 0 a 0, e o Tricolor precisa de uma vitória simples para se classificar. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter