São Paulo
escudo default
3
1
escudo default
Coritiba

Ataque desencanta, São Paulo vence Coritiba no Morumbi depois de 7 anos e ainda sonha com Libertadores

Com estádio vazio e chuva, Tricolor vê seu poderio ofensivo ressurgir para chegar à Liberta


Escrito por

Foi uma noite como há muito o Morumbi não via. Chuva nos céus, arquibancadas vazias. Mesmo assim foi o cenário ideal para o São Paulo fazer 3 a 1, quebrar um jejum de sete anos sem vencer o Coritiba em sua casa, em partida que havia sido adiada do Campeonato Brasileiro, e manter vivo o seu sonho de chegar à próxima edição da Copa Libertadores.

+ ATUAÇÕES: São Paulo perde chances, mas Calleri e Luciano resolvem em vitória sobre o Coritiba

A impressão inicial era de que o placar seria até mais elástico. Calleri anotou o primeiro gol tricolor logo na primeira jogada. Mas a pasmaceira tomou conta, salvo por um tento anulado de Luciano.

Na etapa final, contudo, a chuva começou a cair e parece ter acordado o elenco são-paulino. Calleri deixou o seu segundo. E Luciano, que teve outro tentou anulado por impedimento, também marcou. Matheus Cadorini descontou já no final.

É uma volta por cima do ataque são-paulino, que pela primeira vez em mais de um ano havia ficado dois jogos seguidos sem marcar. 

O triunfo deixa o Tricolor na décima colocação, com 44 pontos, apenas um atrás do América-MG, atualmente o oitavo, posição que deve ser premiada com a última vaga na principal competição continental. O Coxa segue sua luta contra o rebaixamento. está na 15ª colocação com 34 pontos, três a mais que o Cuiabá, o 17º.

O JOGO

A escalação levada a campo por Rogério Ceni levantou dúvidas na torcida por conta dos três zagueiros ante um rival que lutava contra o rebaixamento. Mas logo na primeira jogada o desenho tático se mostrou longe do defensivo. No primeiro minuto, o Tricolor fez uma lindíssima triangulação com Luciano, Patrick e Nestor. Este último invadiu a área e bateu chapado. Calleri desviou e enganou o goleiro Gabriel para abrir o placar.

Com o 1 a 0 no placar, a promessa era de noite calma no esvaziado Morumbi. Mas o ex-são-paulino Boschilia mostrou que conhecia bem o terreno onde pisava. Aos 5', ele subiu ao ataque e arriscou o chute rasteiro, que passou tente à trave esquerda de Felipe Alves.

Parecia que a reação de Boschilia traria emoção ao jogo. Mas não foi o que aconteceu. Acuado, o Coritiba abusava do direito de errar e dava os espaços que o Tricolor precisava para atacar.

Aos 24', veio a segunda grande chance são-paulina. A segunda grande chance de Calleri. O argentino saiu cara a cara com o goleiro Gabriel e chutou rasteiro, exigindo boa aparição do arqueiro. Na jogada seguinte foi a vez de Pablo Maia quase se consagrar. O volante avançou como quis ao ataque e chutou de fora da área, acertando o travessão dos visitantes.

Era um São Paulo que jogava como queria, salvo alguma aparição esporádica e errática no ataque de vez em quando os visitantes impunham. Aos 30' , Reinaldo cruzou e Luciano se entortou todo para fazer a finalização e exigir mais uma boa defesa de Gabriel.

Pouco depois, aos 39', veio um dos lances mais bonitos da partida. Reinaldo recebeu cruzamento pela direita, dominou com categoria, driblou um adversário e finalizou por cima do gol.

Cinco minutos depois, foi a vez do lance mais inusitado da partida. Luciano ficou com sobra de bola pela direita dentro da área, limpou do goleiro e finalizou, acertou as duas traves antes do zagueiro do Coxa completar contra o próprio patrimônio. O camisa 11 já comemorava, contudo, quando a arbitragem seguiu orientação do VAR e anulou a jogada alegando impedimento.

São Paulo x Coritiba
Tricolor venceu o Coxa (Foto: Victor Monteiro / W9Press / Lancepress!)

> Confira classificação, jogos e simule resultados do Brasileirão-22
> Conheça o novo aplicativo de resultados do LANCE!

CHUVA CAI, ACORDA TRICOLOR E GOLS ENFIM SAEM

Para quem imaginava que a facilidade da etapa inicial persistira, as coisas ficaram favoráveis ao Coxa no segundo tempo, que voltou do intervalo com três substituições. Logo aos 2', Martínez cabeceou bola com perigo, Felipe Alves espalmou para o canto e Warley isolou o rebote.

A chuva começou a cair sobre o Morumbi e parece ter acordado o Tricolor. Aos 11', o momento da ironia. Reinaldo encontrou bom cruzamento na entrada da área, a bola passou por toda a área e sobrou para Luciano que completou às redes. Mas assim como no primeiro tempo, a jogada foi anulada por impedimento.

Depois, o Tricolor consolidou sua superioridade em campo. Aos 15', Patrick deu chapéu no adversário e tocou de cabeça para Léo, que finalizou e exigiu boa aparição de Gabriel. O rebote sobrou para Luciano, que de dentro da área, cabeceou no pé da trave.

Aos 17', não teve vez para o Coxa. Patrick, de novo, fez excelente jogada pela ponta esquerda, passou por dois marcadores e cruzou na medida para Calleri completar às redes, marcar o seu segundo no jogo e o segundo do São Paulo.

Aos 26', o Tricolor garantiu o resultado. Depois de dois tentos anulados por impedimento, Luciano enfim alcançou as redes e voltou a marcar após um mês de jejum. Ele aproveitou cruzamento certeiro de Welington para desviar e marcar.

O final ainda reservou fortes emoções ao torcedor são-paulino. Aos 38', Matheus Cadorini fez o de honra dos paranaenses, que se animaram e passaram a apertar um São Paulo que só pensava em garantir os três pontos. Mas as ameaças foram em vão e o placar ficou consolidado.

PRÓXIMOS JOGOS

Agora com as duas equipes com o mesmo número de jogos que o restante dos rivais de Brasileirão, ambos voltam a campo no domingo (23). O São Paulo vai a Caxias do Sul enfrentar o Juventude, às 16h (de Brasília). O Coritiba recebe o Internacional, às 18h (de Brasília), no Couto Pereira.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 3 x 1 CORITIBA - Campeonato Brasileiro


Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data e hora: 20/10/2022, às 20h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC) [Fifa]
Assistentes: Eder Alexandre (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Wagner Reway (PB)
Público e renda: 14.933 pagantes e R$ 589.522,00

Cartões amarelos: Luizão e Luciano (São Paulo); Guto Ferreira, Adrián Martínez, Jhon Chancellor, Diego e Natanael (Coritiba)
Cartões vermelhos: -

GOLS: Calleri ao 1º min do 1ºT (1-0), Calleri aos 17min do 1ºT (2-0) e Luciano aos 26min do 2ºT (3-0) e Matheus Cadorini aos 38min do 2ºT (3-1)

SÃO PAULO: Felipe Alves; Rafinha, Luizão e Léo; Moreira (Igor Gomes 20/2), Pablo Maia (Luan 28/2), Rodrigo Nestor (Galoppo 28/2), Patrick (André Anderson 36/2) e Reinaldo (Welington 20/2); Luciano e Calleri
Técnico: Rogério Ceni

CORITIBA: ​Gabriel; Natanael (Matheus Alexandre, intervalo), Chancellor, Castan e Rafael Santos (Diego Porfirio, intervalo); Trindade, Bruno Gomes, Boschilia (Régis 18/2) e Warley (Bernardo 28/2); Adrián Martínez e Fabrício Daniel (Matheus Cadorini, intervalo)
Técnico: Guto Ferreira

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter