Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Há 23 anos, o São Paulo vencia o Corinthians e era campeão Paulista

O título foi conquistado com uma vitória por 3 a 1 diante do Corinthians, com um gol de Raí e dois de França. O jogo marcou o retorno de Raí ao Tricolor após jogar na França

Raí voltou ao São Paulo e foi decisivo na final (Foto: Arquivo Histórico do São Paulo FC)
Escrito por

Há 23 anos, no dia 10 de maio de 1998, o São Paulo tornou-se campeão Paulista pela 19ª vez após vencer o Corinthians por 3 a 1, no Morumbi. Com um gol marcado por Raí e dois gols marcados por França, o Tricolor venceu o clássico e levantou a taça do estadual.


SÃO PAULO PODE REPETIR O FEITO EM 2021? VEJA A TABELA DO PAULISTÃO!

Comandado por Nelsinho Baptista, o time do Tricolor era composto por jovens jogadores como Rogério Ceni e Denílson, mas contava, também, com atletas mais experientes, como o ídolo são-paulino Raí, que retornou à equipe para disputar a final.

Na época, Raí estava no Paris Saint-Germain, da França, onde conquistou seu último título pelos franceses no dia 2 de maio daquele ano e, no dia seguinte, rescindiu o contrato para voltar para o Tricolor, onde foi apresentado no dia 7.

Assim, com somente dois dias de treino, Raí tomou uma vaga no time titular e foi logo escalado para a final contra o rival alvinegro. Assim, tomou a inesperada camisa 23 e voltou aos gramados com a camisa do Tricolor.

A escalação de Raí deu certo. Logo aos 30 minutos do primeiro tempo, após cruzamento de Zé Carlos e desvio de França, Raí cabeceou para o fundo das redes e abriu o placar para o São Paulo no Morumbi.

Logo no início do segundo tempo, aos cinco minutos, porém, o Corinthians empatou a partida com um gol de Didi.

Mas, logo depois, aos 11 minutos, França desempatou a partida e, aos 37 minutos da etapa complementar, ampliou o placar, dando o título do Campeonato Paulista de 1998 para o São Paulo.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 3 X 1 CORINTHIANS

Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), São Paulo (SP).
Data/Horário: Dia 10 de maio de 1998, às 16h.
Árbitro: Sidrack Marinho dos Santos.

Gols: Raí (30'1ºT) (1-0), Didi (5'2ºT) (1-1), França (11'2ºT) (2-1) e França (37'2ºT) (3-1)
 
SÃO PAULO

Rogério Ceni; Zé Carlos, Capitão, Márcio Santos (Bordon) e Serginho; Alexandre, Fabiano, Carlos Miguel (Gallo) e Raí (Víctor Hugo Aristizábal); França e Denílson. Técnico: Nelsinho Baptista.

CORINTHIANS
Nei; Rodrigo (Didi), Cris, Gamarra e Silvinho; Romeu (Edílson), Vampeta, Rincón e Souza (Marcelinho Souza); Marcelinho Carioca e Mirandinha. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.