No ano do Tri Mundial, Ceni foi o artilheiro do elenco pela primeira vez
Vitória sobre o Liverpool na final do Mundial de Clubes de 2005 coroou uma temporada gloriosa do ex-goleiro e de seus companheiros, que ainda teve Libertadores e Paulistão

Neste domingo, a TV Globo irá reprisar, na íntegra, a final do Mundial de Clubes de 2005, quando o São Paulo bateu o Liverpool, por 1 a 0, para ser tricampeão do mundo. O título coroou uma temporada gloriosa do Tricolor, que viu um goleiro terminar o ano como artilheiro do time pela primeira vez na história. E como todos sabem, era Rogério Ceni, que também foi herói na decisão.
Quem não se lembra da memorável defesa do Mito são-paulino em falta cobrada por Steven Gerrard, craque do time inglês, quando o jogo já estava 1 a 0 para os brasileiros. Um gol naquele momento poderia ter mudado a história, mas o maior ídolo do clube estava ali para garantir que o tento de Mineiro seria mesmo aquele que colocaria o São Paulo no topo do mundo outra vez.
Antes da decisão, Rogério já tinha sido decisivo na semifinal, contra o Al Ittihad. Quando a partida estava 2 a 1 para o Tricolor, o goleiro, de pênalti, marcou o terceiro do time em um duelo difícil, tanto é que menos de dez minutos depois, a equipe saudita ainda faria seu segundo tento. No entanto, não foi suficiente para tirar a vaga de uma camisa que estava predestinada a vencer em 2005.
O Mundial foi o maior dos três títulos do São Paulo naquele ano, que já havia conquistado o Paulistão e a Copa Libertadores, competição que carimbou o passaporte tricolor para o Japão. Todos eles com contribuição fundamental de Rogério Ceni. O gol marcado na semifinal do torneio intercontinental foi o 21º do goleiro na temporada, o que sacramentou de vez um feito inédito no clube.
Foi a primeira vez na história são-paulina que um arqueiro terminou o ano como o artilheiro do time na temporada. Rogério ficou à frente de nomes como Amoroso, Diego Tardelli, Danilo, Grafite e Luizão. O ídolo são-paulino só não deixou a sua marca em uma competição: a Copa Sul-Americana. Nas outras quatro, balançou a rede pelo menos uma vez: cinco no Paulistão, cinco na Libertadores, dez no Brasileirão e uma no Mundial de Clubes.
Na Liberta, Ceni dividiu a artilharia do time com Luizão, que também fez cinco gols. Já no Brasileiro ficou atrás somente de Amoroso, que anotou 12 tentos. Por fim, no estadual, foi o terceiro colocado na lista de goleadores, atrás de Grafite (9 gols) e Diego Tardelli (11 gols), ou seja, uma temporada que definitivamente colocou o ídolo em um patamar ainda maior do que já estava. Em 2006, o goleiro repetiu a artilharia do time, dessa vez com menos gols (16).
Confira os maiores artilheiros do time em 2005:
1) Rogério Ceni - 21 gols
2) Amoroso - 16 gols
3) Diego Tardelli - 16 gols
4) Danilo - 13 gols
5) Grafite - 13 gols
6) Luizão - 11 gols
7) Cicinho - 10 gols
8) Christian - 8 gols
9) Lugano - 8 gols
10) Souza - 7 gols

São Paulo
Iago revela conversa com Ceni antes de acordo com o São Paulo
Há 43 minutos
São Paulo
Rogério Caboclo sinaliza candidatura à presidência do São Paulo
Há 1 hora
São Paulo
Arboleda retoma espaço no São Paulo, mas números chamam atenção
Há 7 horas
São Paulo
São Paulo treina após derrota e atualiza situação de Artur
Há 1 dia
São Paulo
São Paulo faz ação especial com pais nas categorias de base
Há 1 dia
São Paulo
Arbitragem de Grêmio e São Paulo relata xingamento em súmula
Há 1 diaMais LANCE!

Chulapa alerta sobre mau desempenho recente do São Paulo

Clique e vote: no Dia dos Pais, escolha a 'paternidade' mais significativa do Brasil

São Paulo cria, mas volta a repetir roteiro que preocupa Dorival

Dia dos Pais: as maiores 'paternidades' entre o G-12 do futebol brasileiro

Jornalista critica Arboleda após São Paulo x Grêmio

Rafinha cobra arbitragem após derrota do São Paulo

Dorival Júnior dispara sobre fase do São Paulo: 'Preocupação'

Torcida do São Paulo manda recado a Dorival após derrota para o Grêmio

São Paulo não vence há mais de 100 dias no Brasileirão

Dê suas notas: avalie a atuação dos jogadores de Grêmio x São Paulo

Marcos Antônio faz forte desabafo após derrota do São Paulo

Grêmio x São Paulo: PC Oliveira aponta erro de árbitro

São Paulo sofre virada e é derrotado pelo Grêmio no Brasileiro



