Ricardo se aproxima de marca de centroavante do século no Santos
- Matéria
- Mais Notícias

Para muitos atacantes, artilharia fica em segundo plano, mas para Ricardo Oliveira, um dos principais jogadores do Santos atualmente, ser o maior goleador dos campeonatos que disputa é objetivo pessoal, levado a sério. Foi assim no Paulistão, com 14 gols, e está sendo no Brasileirão, no qual tem 14 tentos em 21 jogos.
No entanto, esse "costume" pode levar Ricardo a outro patamar na história recente do Peixe. Com 27 gols no ano, ele está próximo de alcançar o número de Kléber Pereira, o centroavante que mais fez gols em um ano pelo Santos no século XXI. Foram 40 tentos em 2008.

Foto: Ricardo Saibun / AGIF
Se contar a partir deste domingo, quando o Santos vai a Recife, enfrentar o Sport, às 18h30, na Ilha do Retiro, pela 23ª rodada do Brasileirão, o camisa 9 santista tem que manter a média de 0,6 bolas na rede a cada jogo para alcançar Kléber Pereira e igualar a marca do centroavante do Peixe mais goleador do século.
Fora dos cálculos está apenas Neymar, que anotou 43 bolas na rede na temporada inteira de 2012.
No entanto, não é só de certezas que vive Ricardo Oliveira. O camisa 9 também conta com a imprevisibilidade para balançar as redes. Apesar de ficar, na maior parte do tempo dentro da área adversária, o pastor se movimenta bastante e arrisca de longe. Contra o Cruzeiro, no Mineirão, foi ele que garantiu a vitória do Alvinegro com uma bomba de fora da área e de pé esquerdo.
Em compensação, o que parecia ser fácil para o goleador, virou tabu: o pênalti. Nas últimas quatro cobranças de penalidades máximas, Oliveira executou todas no mesmo canto e parou nas mãos dos goleiros. Se não fosse isso, sua média estaria maior e o caminho para chegar em Kléber Pereira, mais curto. Mesmo assim, ele está agradando e ganhando elogios do técnico Dorival Júnior.
– Ele representa muito dentro de um vestiário também. Isso dá sustentação ao Santos! – alega Dorival.
Para a alegria do torcedor e do futebol, muita bola vai rolar para Santos e Ricardo até o fim do ano.
Veja a lista de artilheiros do Santos no Século XXI:
1º - Neymar - 138 gols
2º - Robinho - 111 gols
3º - Kléber Pereira - 86 gols
4º 0 Elano - 66 gols
5º - Deivid - 60 gols
6º - Ricardo Oliveira - 48 gols
7º - Basílio - 42 gols
8º - André - 41 gols
9º - Diego - 38 gols
10º - Ganso - 36 gols
Maiores artilheiros do Peixe por temporada no atual século:
Kléber Pereira
Além dos 40 gols em 2008, fez 30 em 2009.
André
Servido por Robinho, Ganso e Neymar, fez 26 tentos em 2010.
Borges
Dupla de Neymar, colocou 24 bolas na rede em 2011, superando Deivid, que fez 22 em 2004 e 2005.
- Matéria
- Mais Notícias















