Promessa da base, Matheus Lima vai assinar primeiro contrato profissional com o Santos nesta sexta-feira
Meia é uma das maiores promessas das categorias de base do Peixe
O meia Matheus Lima vai assinar o primeiro contrato profissional com o Santos na tarde desta sexta-feira (27). Depois de um impasse na reunião inicial, o presidente Andres Rueda entrou pessoalmente nas negociações e encaminhou o acerto com uma das maiores promessas das categorias de base do clube. O garoto, de 16 anos, vai assinar por três anos, com multa rescisória de 70 milhões de Euros (cerca de R$ 378 milhões).
+ Confira o valor da multa de joias do futebol brasileiro
Nas últimas semanas, Rueda conversou com os representantes do jogador, reforçou a confiança no potencial do garoto, mas explicou a nova política salarial do clube. O dirigente falou do desejo de fazer de Matheus Lima, que um dos expoentes da base, símbolo do novo momento do clube. Os representantes e o jogador entenderam e aceitaram a proposta.
Matheus Lima chegou ao Peixe em 2014 a convite do coordenador de futsal, Barata, depois de ter se destacado com o sub-7 do Gremetal. Ele foi artilheiro com 73 gols no Paulista de Futsal. Já no Santos, foi tênis de ouro e bola de prata com o sub-8 sendo premiado novamente pela FPF.
O garoto acumula títulos e feitos, como as conquistas da IberCup Sub-12 em 2017, a Copa Ouro Sub-13 em 2018, além das artilharias da própria IberCup e do Paulista Sub-9 de Futsal em 2014. Ele fez 14 gols em seis partidas na IberCup Sub-13 e também atuou em um desafio do time Sub-15 pelo Campeonato Paulista.
Em 2019, Matheus teve grande repercussão na mídia ao marcar um gol ao estilo Lionel Messi na vitória sobre Santo André, pelo Paulista Sub-13. Na jogada, o camisa 10 saiu da lateral do campo, driblou dois adversários, arrancou, tabelou com um companheiro, entrou na área do time do ABC no meio de três marcadores e tocou para as redes.
Com apenas 15 anos em 2021, Matheus pulou etapas e chegou a ser promovido ao time sub-17 na última temporada e atuou pelo Brasileiro da categoria. No segundo semestre voltou a compor para o Sub-15 e foi um dos destaques na disputa do Campeonato Paulista e da Copa Nike da categoria. Pelo Paulista foram 15 gols em 18 jogos enquanto pela Copa Nike foram 2 gols em 4 jogos e escolhido como o melhor da partida duas vezes. Nesta temporada, é camisa 10 e titular do Santos no Paulista Sub-17.