menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Inspirado em Lucas Lima, Marquinhos Gabriel assume papel de '12º jogador'

Dia 13/10/2015
14:37

  • Matéria
  • Mais Notícias

Marquinhos Gabriel disputa neste domingo, às 11h, sua quinta partida consecutiva como titular do Santos. Contra a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, o camisa 31 tentará provar que todo jogador precisa é de uma sequência de jogos para se firmar em sua equipe. Com a volta de Lucas Lima da Seleção Brasileira - e esta é a grande novidade da partida da 25ª rodada do Brasileirão -, Marquinhos volta a aparecer no ataque, como substituto de Geuvânio, que está lesionado e volta em um mês.

Depois de suprir ausências em todos os setores ofensivos, enfim o meia-atacante poderá desempenhar seu futebol em uma posição específica, na beirada do campo. Ou seja, chega da ingrata imagem de "12º jogador". Chega? Ingrata? Marquinhos Gabriel prefere não ver assim.

- Ser o tal do 12º é bom, cara. A gente sabe que a equipe do Santos estava bem encaixada com Gabriel e Geuvânio, que são as funções de ponta que eu faço, e também o Lucas Lima, que saiu e já voltou. Ser o 12º é importante também, as oportunidades estão aparecendo e a gente correspondendo. Não importa ser o primeiro ou o último a entrar, temos que estar preparados - diz o consciente camisa 31 do Santos, ao LANCE!.

Ao assumir a condição de "12º jogador" sem temer os rótulos, Marquinhos Gabriel ainda revela uma inspiração especial neste momento de afirmação e de busca pela renovação do seu empréstimo, que acaba no fim do ano. Afinal, quem disse que Lucas Lima sempre foi valorizado assim?

O atual meia da Seleção Brasileira, titular nos dois amistosos dos últimos dias, também chegou ao Santos sem muita pompa. Também passou pelo Internacional B e também foi emprestado ao Sport para ganhar experiência. Lucas Lima também foi contratado pelo Santos e também sofreu para ter sua primeira sequência de oportunidades. Quando teve, após sofrer por nem ser relacionado às finais do Paulistão, Lucas Lima agarrou a chance. Marquinhos Gabriel está justamente nessa busca.

- É um exemplo para a gente. Ele chegou ao Inter e não teve muitas oportunidades, saiu emprestado, depois foi bem no Sport e acabou se transferindo para cá. No começo também teve um pouquinho de dificuldade, então quando surgiu ele soube aproveitar, teve a sequência dele, hoje mais de um ano como titular absoluto. Se a gente tem o exemplo do lado, tem que seguir. Ele inspira - diz o ex-concorrente, que hoje tentará aproveitar a parceria para aumentar suas marcas.

Marquinhos Gabriel já pediu passagem.

BATE-BOLA com MARQUINHOS GABRIEL
Meia-atacante do Santos, ao LANCE!

Prefere jogar em que setor?
Gosto de jogar mais na meia, né? Mais armador. Nesses dois últimos jogos fiquei aberto, com o Longuine na função de ligação. Mas a gente vai procurar sempre fazer o melhor para ajudar a equipe, e seguir a boa fase.

Por que acha que tem agradado o Dorival no Santos até agora?
Acho que passa muito pela leitura de jogo, pelo sistema tático, porque tenho evoluído e me cobrado muito na parte defensiva. Isso me credencia bastante, porque às vezes temos pontas que não marcam muito. A parte defensiva não é característica de nenhum atacante.

Jogando de lado, o que muda em suas funções dentro de campo?
Nessa função de marcação, jogador de lado de campo tem que acompanhar lateral até o fim, fechar pelo meio, e precisa ter a leitura do jogo. Eu procuro fazer essa leitura para quando estar no campo não precisar receber cobranças e saber o que fazer. A sequência está boa, estou podendo ajudar e agora é me firmar de vez.

  • Matéria
  • Mais Notícias