Lucas Barbosa

Lucas Barbosa é um dos destaques do Santos na Copinha (Foto: Ivan Storti/santosFC)

LANCE!/DIÁRIO DO PEIXE
14/01/2022
17:45
SANTOS (SP)

O meia Lucas Barbosa é um dos destaques do Santos na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Vencedor do Prêmio Dener com o gol mais bonito da terceira rodada da primeira fase da Copinha, o meia já cogitou desistir do futebol depois da morte da avó e ter um princípio de depressão.

Natural de Bebedouro, no interior de São Paulo, o atleta teve passagens pela base da Inter de Bebedouro, São Paulo e Grêmio, antes de chegar ao Novorizontino, onde se destacou no time semifinalista do Campeonato Paulista Sub-17 (2018), dando 23 assistências em 20 partidas. No início de 2019, chegou a defender o Golden State (Estados Unidos), na Dallas Cup Sub-19, onde foi artilheiro, com sete gols.

Lucas contou como começou sua relação com o futebol e toda sua história antes da chegada ao Santos.

- Minha paixão pelo futebol surgiu quando ganhei uma bola do meu pai. Aquela bola que vinha junto com o sabão em pó da OMO, lembra? Ali eu me apaixonei pelo futebol e não parei mais de jogar. Tive minhas primeiras oportunidades na escolinha do DME em Bebedouro, minha cidade, com os treinadores Daniel Polezzi e Tenne Pereira.

- Aos nove anos estava no time da minha cidade, o Inter de Bebedouro. Aos onze comecei a ser monitorado pelo São Paulo e fiquei até os quatorze. Minha maior dificuldade foi quando eu tinha 14 anos, eu estava no Grêmio de Porto Alegre, e minha avó morreu. Neste momento eu desisti do futebol e tive um princípio de depressão, pois fui criado por ela e a perdi sem me despedir. Então essa foi minha maior dificuldade no futebol… não tinha cabeça para jogar.

- Dos quinze aos dezesseis fiquei sem pisar em um campo de futebol. Aos dezesseis anos, meus primeiros treinadores foram até em casa pedir para que eu jogasse o Campeonato Paulista pelo meu primeiro clube. Eu digo que eles foram dois anjos na minha vida. Disputei o Campeonato Paulista e fui para o Grêmio Novorizontino. Fiquei no Novorizontino por três anos, onde fui formado e cheguei ao Santos com dezenove anos.

Lucas Barbosa chegou ao Peixe por empréstimo em setembro de 2019 e, a princípio, o clube não queria manter o jogador por não ter o perfil do clube. Seu empresário chegou a convencer cada um que Lucas deveria atuar no Santos e um ano depois a diretoria exerceu o direito de compra do meia.

O meia participou das quatro partidas do Santos na Copa São Paulo de Juniores 2020, trabalhou pelo Sub-23 e chamou a atenção do técnico Ariel Holan. Lucas fez sua estreia pela equipe principal na disputa do Paulistão em 2021. e Desde então vêm sendo um dos jogadores mais importantes no Sub-20 desde o ano passado. O meia foi titular nos quatro jogos disputados pelo Alvinegro na Copinha e tem dois gols marcados.

Aos 20 anos, o jogador tem contrato com o Santos até 31 de agosto de 2025.