Base, projeto e estrutura: Dorival tem postura de ‘manager’ no Santos-2016

Treinador completa cem jogos pelo Peixe no início do Campeonato Paulista, e comanda planejamento da pré-temporada com 'pitacos' em diversas áreas. Presidente elogia postura

Dorival Júnior
Dorival Júnior é o homem do "pojeto" até o fim da gestão Modesto, em 2017 (Foto: Ricardo Saibun/Santos FC)

Escrito por

Em tempos de alta rotatividade, o Santos surpreendeu ao assinar com o técnico Dorival Júnior um contrato de dois anos e meio de duração, até o fim de 2017. Com o clube afundado na zona de rebaixamento do Brasileirão, o treinador aproveitou o voto de confiança, terminou o ano com 68,5% de aproveitamento e agora trabalha com calma no planejamento de 2016. Cada vez mais confortável, o comandante tem assumido – ainda que sem dizê-lo – uma postura de “manager” no Peixe – além do trabalho em campo, ele tem controle em questões fora do futebol. O Santos sabe e aprecia esta postura.

– Acho que os clubes têm que ter planejamento de gestão, e treinador não é só o que coloca em campo. É do sub-11 ao principal, com gestão de competência. Vejo essas qualidades no Dorival, ele entende o DNA do Santos, é um p... treinador, responsável e sério – explica Modesto Roma Júnior, presidente do clube, ao LANCE!.

Apreciador do futebol ofensivo e da utilização dos jogadores revelados no próprio clube, Dorival criou identificação imediata com o Peixe. Na primeira passagem, em 2010, foi campeão paulista e da Copa do Brasil antes da demissão por um conflito com Neymar. Cinco anos depois, tirou o Santos da zona de rebaixamento do Brasileirão, levou às finais da Copa do Brasil e ganhou crédito para seguir no clube em 2016. No ano que vem, aliás, o manager do Peixe atingirá uma marca histórica: 100 jogos.

Hoje com 93 partidas, Dorival completa a centésima em 2016. Com mais cinco depois desta marca ele se tornará também o décimo treinador que mais dirigiu o Santos na história: Bilu, dos anos 1930, soma 105.

– Me sinto bem aqui dentro. Gosto da maneira com que as pessoas trabalham, como o futebol é pensado. Existe, sim, uma grande identificação, e espero que ela continue por muito tempo – explica o treinador.

De férias em Florianópolis, Dorival se reapresenta junto com o elenco no dia 6 de janeiro de 2016 para comandar a pré-temporada. Após seis clubes entre as duas passagens pelo Peixe, será a primeira vez que ele iniciará um trabalho desde 2012, quando estava no Flamengo. Na próxima temporada, a busca será por títulos, revelações e um trabalho organizado, do time sub-11 ao profissional.

"Garantido" até 2017, Dorival é a cara do Santos de agora em diante.

- Por mim, fico com ele até o fim da gestão. Você me perguntou se o considero acima da média... Nem acima e nem abaixo. Tenho críticas e elogios que ele faz, como não concordo nem com tudo que a Silvia (esposa de Modesto) faz. Mas quero viver com ela até o fim da vida. Quando contratei o Dorival já tinha certeza do estilo “manager” de trabalho, que ele é muito trabalhador e responsável, inteligente, culto - diz Modesto.

Dorival Júnior
Técnico do Santos tem contrato até 2017 e diz que o time "promete" ano que vem (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

'INTERVENÇÕES' DO MANAGER DORIVAL

No Santos B
Dorival gosta da ideia de um time B, iniciado pelo Peixe antes de sua chegada. Ele acompanha treinos, amistosos realizados no CT Rei Pelé e ajuda Kleiton Lima, comandante da categoria, na organização das atividades. Neste fim de ano, ele observou e aprovou os atletas contratados pela equipe: Ronaldo Mendes, Gregore, Danilo Ribeiro e Diogo Cunha. Além disso, subiu para o time principal três jogadores.

Na base
Com Dorival, Santos realiza reuniões mensais entre técnicos de todas as categorias. O que comanda o time principal exige relatórios de todas as equipes, discute aspectos táticos e se preocupa com métodos de treinamento. Na reta final do Paulistão na base – o Santos foi a todas as finais –, Dorival viu diversos jogos, no CT ou por DVD. Segundo uma pessoa próxima, ele ficou encantado com o rendimento do sub-15.

Na estrutura
Obra realizada atualmente para recuperação do gramado do campo 1 do CT Rei Pelé foi uma sugestão de Dorival, que até acompanhou os primeiros passos da intervenção. O treinador também deseja que o clube melhore as condições do gramado da Vila Belmiro, que terminou o ano deteriorado em razão do alto número de jogos. Olho em todos os detalhes!

Na comissão
Dorival trouxe consigo, em julho, um auxiliar e um preparador físico, e logo depois o clube acertou a contratação de um analista de desempenho a pedido do técnico. Profissionais que já estavam no clube, porém, não foram prejudicados por sua chegada. Marcelo Fernandes, que voltou a ser auxiliar, viaja às partidas fora da Vila também por recomendação do técnico.

No relacionamento
Dorival Júnior é amigo de Marcos Soares, que assumiu o comando do sub-20 após a saída de Pepinho Macia. Os dois se conheceram em 2011, e até hoje mantêm boa relação, com telefonemas constantes e acompanhamentos de treinos. Mesmo em férias, Dorival se comunicou com Marcos sobre o planejamento do time júnior para a disputa da Copa São Paulo, agora em janeiro.

Nos reforços
Dorival fez a diretoria voltar atrás em decisões sobre o elenco de 2016. A pedido dele, o clube renovou contrato com o meia-atacante Marquinhos e negociou para manter Werley, emprestado pelo Grêmio e que não ficará. O treinador tem rejeitado diversos nomes apresentados pela diretoria, e toda a decisão do mercado terá que passar pelo crivo do técnico. No fim do ano, ele pediu para o clube não perder atletas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter