Vitória, posse, finalização: Verdão faz o que se pede do líder contra lanterna

O atual campeão e invicto há 32 rodadas no Campeonato Brasileiro confirma a liderança, independentemente do STJD, mostrando de novo que não precisa golear para controlar

Palmeiras x Avaí
Palmeiras de Felipe Melo foi dono absoluto do jogo, como se esperava (Eduardo Carmin/Photo Premium/Lancepress!)

Escrito por

No imaginário comum a torcedores brasileiros, parece ser quase uma obrigação o líder de uma competição golear o último colocado. Mas, certamente, muitos dos que estiveram no Allianz Parque nesta quinta-feira não tinham isso em mente. Nem deveriam. Atual campeão e invicto há 32 rodadas, o Palmeiras confirmou a liderança do Brasileiro, independentemente do STJD, fazendo o que se esperava contra o Avaí: 2 a 0, com total controle.

Os números do Footstats comprovam a incontestável superioridade alviverde. Os comandados do técnico Luiz Felipe Scolari tiveram posse de bola maior (53,9% contra 46,1%) e finalizaram mais (13 contra oito) e melhor (sete tentativas certas, contra três dos catarinenses). E essas estatísticas eram ainda melhores até Bruno Henrique fazer o segundo gol, aos 20 minutos do segundo tempo. Depois disso, o Avaí ameaçou um pouco, mas sem tanto perigo.

E nem são necessários esses dados para comprovar de novo a intensa segurança desse Palmeiras. O clube atingiu a décima vitória consecutiva, algo que não ocorria desde 2008, em meio à disputa das primeiras fases de Estadual e Copa do Brasil daquele time que foi campeão paulista. O Verdão atual alcançou essa marca em partidas que o levaram à liderança, à classificação na Copa do Brasil e à melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, etapas, teoricamente, mais complicadas.

A equipe ainda ampliou o seu recorde de partidas seguidas sem sofrer gol no Allianz Parque: já são dez, sem ser vazado desde a vitória por 3 a 2 sobre o Ituano, em 27 de fevereiro, ainda pela primeira fase do Estadual. Isso tudo sem esquecer que as 32 rodadas de invencibilidade são a maior da história do clube no Brasileiro e também da competição neste século.

Diante de todos esses números, quem esteve no Allianz Parque nesta noite aguardava uma vitória de um time absolutamente seguro. Como ocorreu. Sendo justo, não faltaram oportunidades para golear, como mostra o fato de ter finalizado quase o dobro de vezes do adversário, com média de uma tentativa de balançar as redes a cada 7,5 minutos.

Taticamente, o Palmeiras ocupou o campo adversário, como sempre se espera de um líder em casa, ainda mais contra o lanterna. Encontrou uma retranca e, ao mesmo tempo, chance pelas pontas. Quando o Avaí subiu, sofreu o gol de Deyverson, aos 31 minutos do primeiro tempo. Na volta do intervalo, jogo mais aberto, mas ainda na mão dos anfitriões. E um belo gol de Bruno Henrique.

Assim, o Verdão segue na liderança do Campeonato Brasileiro. São 22 pontos incontestáveis, mais do que qualquer outro dos 19 clubes da competição. E 25 conquistados, mas três deles a serem confirmados em julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva na terça-feira, já que o Botafogo solicitou anulação da vitória alviverde por 1 a 0, no dia 25, alegando uso irregular do árbitro de vídeo. Mas o Palmeiras de hoje é capaz de ser líder, mesmo com um asterisco lhe tirando pontos na primeira posição da tabela.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter