OPINIÃO: Palmeiras agiu certo ao desistir de Andrey, mas a falta de reforços não é algo normal

Verdão não aceitou as condições impostas pelos ingleses. Isso, porém, não tira o fato de o clube mostrar dificuldade para encontrar as reposições necessárias

Paulo Buosi, Anderson Barros e Abel Ferreira - Palmeiras campeão
Paulo Buosi, vice-presidente, Anderson Barros, diretor de futebol, e Abel Ferreira (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Escrito por

O Palmeiras desistiu de contratar o jovem Andrey Santos, junto ao Chelsea, depois de o clube inglês mudar várias vezes os termos do contrato de empréstimo. A atitude do Verdão foi correta ao não aceitar uma contratação em que não levaria vantagem. No entanto, é preciso ponderar também como tem sido a postura alviverde no mercado e como é estranha a demora em reforçar o elenco.

> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui

Vale destacar que tudo corria bem nas conversas para trazer o volante, que é uma das melhores promessas brasileiras da atualidade e havia acabado de "barbarizar" no Sul-Americano sub-20 com a Seleção Brasileira. Era o substituto ideal de Danilo, viria de graça e jogaria praticamente uma temporada inteira. Foi nessa condição que o jogador viajou ao Brasil para assinar com o Alviverde.

Mas chegando aqui, os termos acordados com o Chelsea começaram a mudar radicalmente. O empréstimo não seria mais de graça, não seria mais até dezembro (e sim até julho) e havia a obrigação de liberar Andrey para o Mundial sub-20. O Palmeiras até deu o OK para algumas exigências, mas na medida em que elas iam aumentando, o negócio ficava menos vantajoso. Até que, corretamente, o Verdão colocou um ponto final nas conversas e agiu com a grandeza que tem.

> Palmeiras desiste da contratação de Andrey Santos, do Chelsea

Há quem critique a desistência palmeirense, por ser uma peça necessária e por se tratar de um nome certeiro, que muito dificilmente daria errado. Mas de que adiantaria ficar com o jogador por menos de quatro meses, pagando salários e uma compensação pelo empréstimo? Seria apenas uma barriga de aluguel dando vantagem somente para o Chelsea, que sairia rindo à toa do acordo.

Isso, porém, não tira os problemas que fizeram o Palmeiras chegar até aqui com mais uma tentativa que não deu certo. É verdade que, segundo apurou o LANCE!, o caso que mais se aprofundou foi o de Andrey Santos, uma vez que as outras ficaram em estágios mais preliminares e não avançaram dali. A questão é que estamos no fim de fevereiro e nenhum reforço foi contratado até aqui.

> Próximos jogos do Palmeiras: confira datas, horários e onde assistir

Danilo, por exemplo, deixou o clube há mais de um mês e sua saída não foi reposta. Lembrando que se trata de um jogador extraclasse, que era titular absoluto e peça fundamental no esquema de Abel Ferreira. Em qualquer clube, estruturado ou não, um reforço já teria sido contratado. Ou melhor, para um gigante do nível do Verdão, isso já teria sido mapeado e negociado desde o ano passado.

Abel Ferreira e Leila Pereira - Palmeiras - Supercopa
As contratações são sempre discutidas com Abel (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

A impressão que se passa é de que o Palmeiras não se preparou para a saída de Danilo e hoje não tem armas para ir ao mercado para contratar um jogador do mesmo nível e que esteja pronto. Há fatores como a condição financeira, que não é das melhores, há também a questão da supervalorização de atletas quando o interessado é o Alviverde, há a exigência de não poder "errar o tiro" como aconteceu com os reforços do ano passado, e há o sarrafo alto que o clube colocou.

Nós, como jornalistas, não podemos julgar a qualidade daqueles que são responsáveis pelas contratações no Verdão. Não estamos lá dentro, não sabemos as reais condições e não fazemos parte da discussão do planejamento. Não dá para saber quem está certo ou quem está errado. Mas fato é que isso tudo provoca estranhamento tanto na torcida, que tem cobrado eficiência no mercado, quanto na mídia. Como um clube dessa magnitude tem tanta dificuldade para contratar?

> Veja as principais transferências no Mercado da Bola do LANCE!

Agora os dirigentes alviverdes precisarão voltar ao mercado para achar outro nome que se encaixe nas exigências da comissão técnica, nas condições do mercado e na realidade financeira do clube. Enquanto isso, a aposta é pesada na qualidade de Abel Ferreira, que "achou" um meio-campo com Zé Rafael e Gabriel Menino. A alternativa tem dado certo, pelo menos por enquanto, mas leigo ou não no assunto, tem ficado claro que a necessidade de reforçar o elenco é bastante considerável.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter