Jogadores se recuperam, e Palmeiras ganha diversas opções ofensivas para escalar contra o Atlético-MG

Com 'dor de cabeça boa' para escolher meio e ataque, Abel Ferreira tem atletas voltando de lesão e retomando boa fase 

Raphael Veiga, Rony e Rafael Navarro
Raphael Veiga encerrou seca, Rony voltou e Rafael Navarro ganhou minutos (Fotos: Divulgação/Flickr Palmeiras)

Escrito por

Abel Ferreira tem uma 'dor de cabeça boa' para escalar o ataque Palmeiras na próxima quarta-feira (10), no duelo diante do Atlético-MG, pelas quartas de final da Libertadores. Isso porque o técnico ganhou 'reforços' importantes, seja pelos jogadores ganhando minutos após lesões, ou pelos que estão recuperando a boa fase.


GALERIA
> Relembre 15 duelos históricos entre times brasileiros na Libertadores

O treinador português mesclou o time e escalou quase todas as opções ofensivas do elenco no último domingo (7), na vitória do Verdão por 3 a 0 sobre o Goiás. Raphael Veiga, Dudu, Rafael Navarro, Wesley, Gustavo Scarpa, José López e Rony tiveram minutos em campo.

- Temos que fazer gestão de energia para jogar na máxima força - explicou Abel Ferreira sobre a opção de alternar o time e ter todos os jogadores para a decisão de quarta. 

Se considerarmos certas as presenças de Dudu e Scarpa para o confronto com o Galo, já que são dois dos principais jogadores do clube paulista na temporada, o Palmeiras ainda tem pelo menos sete atletas para ocuparem as outras duas vagas na escalação final.

Pela primeira vez, Abel terá quatro opções para escalar como centroavante, já que quando os reforços Merentiel e López foram regularizados para entrar em campo, Rony — que era o titular da função — e Rafael Navarro ficaram afastados por lesão. 

O camisa 10 voltou a ser relacionado após seis jogos fora — devido à contusão muscular na coxa — e jogou mais de 45 minutos diante do Esmeraldino, entrando no lugar de Dudu no segundo tempo.

Para o mata-mata, Rony, que foi elogiado publicamente por Abel, pode ser escalado tanto no lado do campo quanto como centroavante. O treinador, inclusive, reiterou que o jogador é uma opção para substituir a lacuna deixada pelo ponta Gabriel Veron, negociado com o Porto, de Portugal.

- É sempre bom tê-lo de volta, queremos ter todas as opções. Eu acho que o Klopp ainda não viu o Rony em forma, quando ver... Ele pode jogar em qualquer uma das posições da frente, na 9, na 7 e na 11. Ele fecha no corredor e chega na área - explicou Abel na coletiva.

Outra opção para jogar de 9 é o argentino José López, que vinha sendo o titular da equipe nos últimos jogos e começou no banco contra o Goiás. Ele também pode ser escalado junto com Rony, mas para isso Raphael Veiga teria que começar a partida no banco de reservas.

+ VÍDEO: Os melhores momentos da vitória do Palmeiras sobre o Goiás

Ontem o meia do Verdão deu passos importantes para retomar a confiança, pois encerrou seca de cinco jogos sem marcar gols, teve boa exibição e ganhou elogios de Abel. Veiga vinha tendo dificuldades após a lesão sofrida no dia 5 de junho e o episódio dos pênaltis perdidos diante do São Paulo, pela Copa do Brasil.

- Eu não conheço nenhum jogador do mundo que só acerta. O Cristiano Ronaldo, que é um batedor de pênaltis exemplar, já falhou. O segredo é a forma com que o jogador lida com a adversidade - disse Abel sobre Veiga, 'reforço' do time se retomar a boa fase de vez.

Palmeiras x Goiás - Veiga
Raphael Veiga voltou a balançar as redes (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Outros jogadores que ganharam minutos foram Rafael Navarro, que está retornando de lesão, e Wesley. Ambos começaram o último jogo do Palmeiras como titulares e possuem desconfiança da torcida.  

Abel Ferreira comentou a situação dos dois jovens atacantes. Wesley desperdiçou oportunidades claras frente a frente com o goleiro Tadeu, mas foi elogiado pelo treinador.

- Ele criou mais oportunidades do que outros jogadores. Falhou, mais criou. E teve um comportamento espetacular daquilo que eram as tarefas dele. A forma com que temos que lidar com a adversidade não é com cara feia, é com trabalho e disciplina.

Já Navarro, que está retomando ritmo de jogo, foi definido pelo treinador como um 'moleque', mas não de forma pejorativa. Segundo Abel, é preciso ter calma com o centroavante de 22 anos, que está em processo de desenvolvimento e foi bem dentro do possível contra o clube goiano.

MAIS OPÇÕES

Quem corre por fora é o uruguaio Merentiel, que não entrou nas últimas três partidas do Verdão e também foi citado pelo técnico do na coletiva. O português revelou que ficou em dúvida sobre quem iria escalar entre o camisa 9 e Rafael Navarro, diante do Goiás. Outro ausente ultimamente é Breno Lopes, que perdeu espaço.

+ Palmeiras está por detalhes de anunciar contratação de Bruno Tabata

Abel Ferreira terá opções de sobra para escalar no duelo com o Atlético-MG, no Allianz Parque. No empate em 2 a 2 da semana passada, em Belo Horizonte, por exemplo, Navarro tinha acabado de voltar, Veiga permanecia na seca e Rony era desfalque.

Além das opções citadas, o treinador pode também optar por reforçar o meio-campo e escalar Gabriel Menino, que tem entregado boas atuações. O jovem Endrick, de 16 anos, também foi inscrito na competição e, em tese, poderia jogar. Este é o momento da temporada no qual o comandante do Palmeiras possui mais alternativas para o ataque. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter