Palmeiras aposta na melhor defesa do Brasil para repetir ‘final’ de 2018

Com média baixíssima de 0,28 gol sofrido por jogo, Verdão volta ao Morumbi, onde deu importante passo para conquistar o título brasileiro em cima do rival São Paulo

Gustavo Gómez - Choque-Rei
Gustavo Gómez na vitória sobre o São Paulo no Brasileiro do ano passado (Foto: Cesar Greco)

Escrito por

Luiz Felipe Scolari não confirmou a escalação do Palmeiras para o clássico deste sábado, contra o São Paulo, às 19h, no Morumbi. Afirmou apenas que fará mudanças no líder para o Choque-Rei da décima rodada do Brasileiro, em que, independente dos nomes escolhidos, a defesa será novamente uma importante arma.

O Verdão é o time mais sólido do Brasil em 2019: sofreu dez gols em 35 jogos (média de 0,28 gol/jogo). No Campeonato Brasileiro, foi vazado apenas duas vezes nos nove primeiros jogos (média de 0,22 gol/jogo). E caso Felipão escale Luan e Gustavo Gómez, são 1081 minutos sem levar gols com a dupla.

De acordo com o Foostats, o Palmeiras é o time que menos sofreu finalizações nas nove primeiras rodadas: média de 7,4 por jogo. O Athletico, segundo colocado na categoria, sofre 8,9 finalizações por partida. O São Paulo, em contrapartida, é o sexto que menos cria chances (11 a cada rodada) e tem o quinto pior ataque (oito gols).

- Cada jogo tem sua história. O São Paulo tem jogadores de muita qualidade. Nós ficamos felizes de não tomar muitos gols, mas um clássico é um jogo à parte, e pode acontecer qualquer coisa - pontuou Gómez.

O zagueiro paraguaio é parte importante nos bons números defensivos. Nos 21 jogos que o camisa 15 disputou em 2019, o Verdão sofreu cinco gols e em 16 vezes saiu de campo com a meta intacta. E enfrentar o São Paulo no Morumbi também traz boas lembranças a ele.

Isto porque o Choque-Rei na casa são-paulina no último Brasileiro foi praticamente uma "final", mesmo que na 28ª rodada. Já na ponta, o Verdão voltou a vencer no Morumbi depois de 16 anos e abriu quatro pontos de vantagem sobre o rival, com gols de Gustavo Gómez e Deyverson. Os palmeirenses admitem que aquele jogo foi um marco na campanha do título.

Desta vez, o Palmeiras chega para o confronto com uma liderança folgada: são 25 pontos e cinco de vantagem para o Santos, segundo colocado. O São Paulo, ainda tentando se encontrar com Cuca, está na nona colocação, a 11 pontos do atual campeão.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter