WSL 2023: conheça o formato da competição mundial de surfe

Circuito mundial conta com 10 etapas para as modalidades masculina e feminina; Filipe Toledo é o atual campeão

Filipe Toledo Campeão do Rip Curl WSL Finals
Toledo se sagrou campeão da WSL 2022 na praia de Lower Trestles, nos EUA (Thiago Diz/World Surf League)

Escrito por

A primeira etapa da World Surf League (WSL) de 2023 começa na próxima segunda-feira, dia 29 de janeiro, em Pipeline, no Havaí. O formato segue o mesmo da última temporada, na qual o brasileiro Filipe Toledo se sagrou campeão: serão 10 etapas, incluindo a tradicional edição de Saquarema, no Brasil. Além disso, para definir os vencedores nas categorias masculina e feminina, será realizada a WSL Finals.

Nesse sentido, o LANCE! apresenta, com detalhes, o número de participantes da competição e como são definidos os atletas que vão para a praia de Lower Trestles, na Califórnia, disputar o troféu do Circuito Mundial de surfe 2023.

+ Ex-BBB e surfista brasileiro sofre corte profundo durante torneio de ondas grandes no Havaí

A WSL 2023 segue o modelo de 2022 com 36 participantes na modalidade masculina e 18 mulheres pelo circuito feminino. Ao todo, serão 10 etapas disputadas, mas nem todas possuem o mesmo número de atletas em competição.

Após finalizada a 5ª etapa do Circuito Mundial - Margareth River, Austrália - o número de surfistas diminui para 24 no masculino e 12 no feminino. Os classificados seguem rumo às outras cinco etapas, enquanto os eliminados disputam o Challenger Series para seguir na elite da competição na temporada 2024.

O segundo corte da WSL ocorre na 10ª etapa, realizada em Teahupoo, no Taiti. Diferente da primeira alteração no número de competidores, os esportistas estão garantidos na WSL 2024. 

Os cinco melhores surfistas ranqueados no somatório das etapas do Circuito Mundial disputam a WSL Finals em Lower Trestles, praia localizada na Califórnia, nos EUA.

Na última temporada, Filipe Toledo derrotou o compatriota Ítalo Ferreira e se sagrou campeão na grande decisão. Por sua vez, a australiana Stephanie Gilmore conquistou o troféu na categoria feminina.

A novidade no calendário de etapas é o retorno do Surf Ranch, nos EUA, dentro do circuito. Situado a 160 km do oceano, na Califórnia, o "parque de diversões" foi desenvolvido pela empresa de Kelly Slater, um dos maiores surfistas de todos os tempos, no qual uma piscina de ondas torna real a experiência dos atletas nas águas. 

CALENDÁRIO DE ETAPAS DA WSL 2023:

Pipeline, Havaí - 29 de janeiro a 10 de fevereiro

Sunset, Havaí - 12 a 23 de fevereiro

Peniche, Portugal - 8 a 16 de março

Bells Beach, Austrália - 4 a 14 de abril

Margaret River, Western Austrália - 20 a 30 de abril

Surf Ranch, EUA - 27 e 28 de maio

Punta Roca, El Salvador - 9 a 18 de junho

Saquarema, Brasil - 23 de junho e 1 de julho

Jeffreys Bay, África do Sul - 13 a 22 de julho

Teahupo’o, Tahiti - 11 a 20 de agosto

Finais da WSL (Trestles, EUA) - 7 a 15 de setembro

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter