Martine Grael e Kahena Kunze

Drew Malcolm

LANCE!
19/05/2019
15:55
Weymouth (ING)

As campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram neste domingo o Campeonato Europeu da classe 49er FX, na Inglaterra. Este é o terceiro título da dupla em 2019, depois dos triunfos na etapa de Miami da Copa do Mundo, nos Estados Unidos, e no Troféu Princesa Sofia, na Espanha.

Martine e Kahena assumiram a liderança da classificação geral na quarta-feira e não a perderam mais. Sem arriscar e sem atrapalhar as adversárias que lutavam por classificação para Tóquio 2020, as brasileiras subiram no topo do pódio com 76 pontos perdidos, mesmo terminando em décimo lugar na prova decisiva. Em segundo lugar ficaram as atuais campeãs mundiais, as holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz (79 p.p.).

- Estamos felizes por conquistar nossa primeira vitória em um Europeu! Foi um campeonato mais longo do que estamos acostumadas. Foram sete dias. No final da semana, o vento foi diminuindo e ficou um pouco mais difícil manter nossa média do início. Estamos muito contentes com nosso resultado aqui e estamos em busca de sempre melhorar - disse Kahena.

Ao todo, a vela brasileira já está garantida em Tóquio 2020 na Laser, Nacra 17, Finn e 49er FX. Nas demais seis classes do programa olímpico, o país ainda busca vaga nas competições internacionais deste ano.