Troféu José Finkel será seletiva para o Mundial e tem início nesta sexta
Campeonato terá a participação de 332 atletas, vindos de 40 clubes, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo; Torneio funciona como seletiva para o mundial de piscina curta<br>

- Matéria
- Mais Notícias
O Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação terá início nesta sexta-feira. A disputa pelo Troféu José Finkel vai contar com 332 atletas, vindos de 40 clubes. A competição acontece entre os dias 24 e 28 de agosto e funciona como seletiva para o Mundial de piscina curta, em Hangzhou, na China.
— Serve como mais um degrau no caminho para os Jogos Olímpicos. Apesar de ser uma competição de piscina curta, faz com que os nosso atletas consigam competir o máximo possível com outros nadadores de alto nível do mundo todo. Com isso, aumentam a experiência e competitividade para a Seleção — declarou Gustavo Otsuka, supervisor de Natação da CBDA.
O Troféu José Finkel é o segundo mais importante da natação no Brasil, atrás do Troféu Maria Lenk. A competição se tornou ainda mais importante ao conquistar o status de classificatória para o Mundial de piscina curta. Com as novas regras de seletiva da CBDA, este se tornou o único campeonato classificatório para a competição mundial.
O Troféu José Finkel deste ano traz mais novidades. Agora, a CBDA permite que um atleta participe de mais de quatro provas em uma mesma competição. Até o Troféu Brasil, os nadadores eram limitados ao máximo de quatro provas individuais.
— Será também o primeiro teste de uma mudança na concepção da competição. Onde o número de provas será ilimitado por atleta. Fazendo com que o nadador programe sua competição de uma forma diferente e inovadora, testando seus limites ao máximo — disse Otsuka.
O Esporte Clube Pinheiros, que será sede da competição em 2018, é o maior campeão do torneio com 14 títulos. O Flamengo tem 12, o Minas Tênis Clube 11, o Botafogo quatro, Fluminense e Hebraica possuem um cada clube.
- Matéria
- Mais Notícias


















