STU National: Kalani Konig avança para as semifinais do Park e do Street

Porto Alegre presenciou um skatista que disputa as duas modalidades<br>

Kalani Konig
Kalani Konig no STU de Porto Alegre (Julio Detefon/Divulgação STU)

Escrito por

A etapa de Porto Alegre do STU National 2023, enfim, entrou em cena nesta sexta-feira (17/03), com as eliminatórias masculinas do Street e do Park. Seria possível um mesmo skatista participar de ambas as modalidades e avançar para as duas semifinais? Pois é... Quem conseguiu esse feito foi o único que anda nas duas pistas da orla do Guaíba, o catarinense Kalani Konig, de apenas 15 anos. O curioso é que ele teve que correr, literalmente, da bateria de uma direto para a bateria da outra. Nem isso foi capaz de cansá-lo e pará-lo.

Depois de garantir uma boa nota no Street (70,87), que dificilmente não o levaria para a semifinal, ele cruzou correndo toda a extensão do complexo para se apresentar no Park. E que apresentação! Logo na primeira de suas três voltas de 45 segundos, já garantiu um 81,00 e levou a galera que lotou as arquibancadas à loucura. Até já seria o suficiente para avançar com a maior nota para a semifinal deste sábado, mas o que fez na sua última volta impressionou os juízes ainda mais: 84,00, sendo o único a passar mesmo da casa dos 80,00.

- Comecei moleque andando no Street e, hoje, sou muito feliz em poder competir nas duas modalidades. E faço o que amo e sou muito grato por isso. Passar para as duas semifinais, e no Park em primeiro, é sensacional. E foi aqui mesmo em Porto Alegre, no ano passado, que isso já tinha acontecido. Os dois têm um nível absurdo de skatistas. Estou correndo no Park com vários ídolos, com quem sempre sonhei competir junto, e no Street também, com outros ícones. É até difícil dizer o que é mais fácil e o que é mais difícil - desabafou.

Ao terminarem as baterias do Street, a confirmação de que Kalani também tinha se garantido na semifinal, com a 11ª melhor nota dentre os 15 que avançavam. Lembrando que, tanto no Street quanto no Park, apenas os campeões da primeira etapa, em Criciúma (SC), respectivamente Ismael Henrique e Augusto Akio, já começariam direto na semifinal, completando o grupo de 16 que brigarão pelas oito vagas nas finais de domingo. Nas eliminatórias desta sexta, quem fez a melhor nota do dia e passou em primeiro foi Lucas Rabelo: 81,03.

- Um dos meus sonhos é passar para a final do Street e ganhar no Park. É o que o Luizinho (Luiz Francisco, o outro do circuito que compete nas duas modalidades, mas se recupera de uma cirurgia no joelho) já fez e quero fazer também. Se conseguir pegar dois pódios, então, já seria bom demais - completou Kalani, lembrando que apenas uma vez na ainda curta carreira, justamente em Porto Alegre, no ano passado, conseguiu avançar para ambas semifinais em uma mesma etapa.

URB Music Tour: sábado também será dia de show fora das pistas

E este sábado, realmente, promete. Além das semifinais do masculino e do feminino (as meninas começam direto desta fase), fora das pistas o show será tão grandioso quanto. O festival que chegou com força ao calendário da música e do skate em 2023 pousa agora na capital gaúcha. Depois do sucesso em Criciúma (SC), o URB Music Tour agitará Porto Alegre, no estacionamento em frente à pista da orla do Guaíba, a partir das 16h. Mais uma vez, grandes atrações, como Natiruts, não vão faltar. Quem detalha o line-up é o DJ Tamenpi, que assina a curadoria musical.

- Chegamos à capital gaúcha junto com o STU trazendo muita música boa e cultura urbana para a cidade. O line-up é encabeçado pela banda Natiruts, mas quem domina a programação são artistas de Porto Alegre com o objetivo de valorizar a cena local. O festival vai abrir as portas com o Da Guedes, primeiro grupo de rap do Rio Grande do Sul a ter notoriedade nacional no início dos anos 2000. Para representar a nova escola do rap gaúcho, quem chega é a rapper Cristal, mostrando seu som que envolve rap, trap e vertentes modernas. E, antes do Natiruts, teremos show do Ultramen, banda lendária da cena gaúcha, na ativa desde a década de 90, com seu som que mistura rock, soul, reggae, rap e música brasileira de maneira única, em um estilo original e difícil de rotular - disse.

A segunda etapa de 2023 do STU National é apresentada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer e pelo Banco BV, um dos maiores bancos do país, com patrocínio da Monster Energy e da Oi, e é homologada pela CBSk. É viabilizada pela Prefeitura de Porto Alegre, pelo Governo do Rio Grande do Sul e pelo Pro-Esporte. Tem como parceira especial a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, além dos parceiros oficiais Baw, Drop Dead, Matriz Skateshop, FGSKT, Hospital Mãe de Deus, Altermark e Eletromídia. A Tiger e a Fruki são a cerveja e o refrigerante oficiais do evento.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter