Skate: Gui Khury é campeão mundial da modalidade vert; Augusto Akio é segundo
Brasileiro é um dos grandes nomes da modalidade no mundo
Guilherme Khury é o presente e futuro do skate. O brasileiro de 15 anos venceu o Mundial de skate vertical, no sábado (7). O skatista é um dos grandes nomes da modalidade atualmente e confirmou seu favoritismo conquistando o título do torneio disputado em Roma, na Itália. O segundo lugar ficou com outro brasileiro, o medalhista olímpico Augusto Akio.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Gui, como ficou conhecido, teve um grande desempenho na competição, mas principalmente nas finais. Após se classificar em segundo nas qualificatórias, venceu a decisão com um somatório de 268,49, com muita sobra para o segundo colocado, Augusto Akio. Este, inclusive, que conquistou a medalha de bronze na modalidade park, nas Olimpíadas de Paris.
Apesar da pouca idade, Gui Khury é uma das grandes potências mundiais do skate vertical. O brasileiro possui nove medalhas no X Games, um dos maiores eventos de esporte radical no mundo, com a maioria delas no vertical. Além disso, o skatista é detentor de três recordes mundiais - o mais recente deles em agosto, quando se tornou o primeiro a fazer um Kickflip Body Varial 900 (veja aqui o vídeo).
O vertical ou "vert" é uma das variações do skate. No entanto, esta modalidade não faz parte das Olimpíadas - apenas o park e street. O esporte é um dos mais recentes a entrar para o quadro olímpico, fazendo sua estreia nos Jogos de Tóquio, em 2020. Ao todo, o Brasil já conquistou cinco medalhas olímpicas no skate, mas ainda busca o primeiro ouro.