Scheidt e Borges vencem regata no Campeonato Europeu

Bicampeão olímpico e seu proeiro cruzaram a linha de chegada em primeiro na regata de abertura do penúltimo dia de competição em Kiel, na Alemanha

Scheidt e Borges apresentam evolução e vencem regata no Europeu
Robert Scheidt e Gabriel Borges voltam às águas alemã nesta sexta-feira (Pedro Martinez / Energy Sailing)

Escrito por

Robert Scheidt e Gabriel Borges venceram mais uma regata no Campeonato Europeu de 49er. Nesta quinta-feira, no Kieler Yacht-Club, em Kiel, na Alemanha, a dupla brasileira cruzou a linha de chegada frente na primeira regata do penúltimo dia de disputas da flotilha prata. Neste sexta-feira, o bicampeão olímpico e seu proeiro se despedem da competição com mais três provas. O próximo desafio será o Campeonato Mundial, de 28 de agosto a dois de setembro, na cidade do Porto, em Portugal.

Para Scheidt, o desempenho desta quinta-feira foi o melhor da dupla nesta edição do Europeu.

- Conseguimos nossa melhor velejada, em um nível mais alto que nos dias anteriores. E dava para ter ido melhor. Depois da vitória na primeira regata, cometemos alguns errinhos, mas, no geral, foi bom. Enfrentamos muita chuva e vento médio e para amanhã (sexta-feira), a previsão é para aumento do vento. Vamos lutar para terminar nossa participação com uma apresentação ainda mais positiva - disse o bicampeão olímpico.

Além da vitória na abertura da disputa desta quinta-feira, Scheidt e Borges conseguiram um 16º e um 11º lugares. Com os resultados, voltaram a ganhar posições na classificação geral em Kiel. Subiram da 37ª para a 32ª colocação, com 103 pontos perdidos. Com um barco novo e na primeira temporada na 49er, Scheidt venceu duas das 15 regatas disputadas na competição até agora.

Diferentemente das classes Laser e Star, nas quais se consagrou no iatismo, o bicampeão olímpico sabe que ainda precisa ganhar experiência para adquirir regularidade.

- O importante para nós, nessa fase, é passar o máximo de tempo na água para aprimorar as manobras. O barco novo ajuda, claro, mas, no final das contas, o que faz a diferença é a velejada.

O Brasil tem mais dois barcos no Europeu de 49er. Com os resultados desta quinta-feira, Carlos Robles Lorente e Marco Grael estão na 23ª colocação na classificação geral (83,5 pontos perdidos), enquanto Dante Bianchi e Thomas Low-Beer ocupam o 39º lugar (129 pontos perdidos). Na flotilha ouro, a liderança é dos britânicos Dylan Fletcher-Scott e Stuart Bithell, com 42,5 pontos perdidos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter