Em rede social, Daniel Dias defende o adiamento das Olimpíadas e Paralimpíadas para 2021

Recordista na natação masculina Paralimpíca com 24 medalhas, nadador declarou que os organizadores devem pensar na saúde e na falta de preparação dos atletas para o evento

Daniel Dias bateu próprio recorde em 2018
Daniel Dias disputaria a etapa da Copa do Mundo de Natação Paralímpica, que foi cancelada (Foto: Marco Antonio Teixeira/MPIX/CPB)

Escrito por

Após o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) defenderem o adiamento do inícios dos Jogos de Tóquio para 2021, o nadador brasileiro Daniel Dias anunciou em sua rede social, que apoia a mudança nas datas de início dos eventos por causa da pandemia global de coronavírus no mundo.

- Não devemos pensar como tudo estará daqui quatro meses. Temos que pensar no agora, no hoje! Hoje não dá, hoje devemos ficar em casa, se cuidar, pensar no próximo. Adiar os Jogos sem dúvida nenhuma é a decisão correta. Todos sabem disso - comentou Daniel.

Ao longo da nota, o nadador, que é recordista Paralimpíco com 24 medalhas, declarou organizadores devem pensar na saúde e na falta de preparação dos atletas para o evento. Em fevereiro, a etapa da Copa do Mundo de Natação Paralímpica, que seria realizada na Itália, foi cancelada em virtude do coronavírus (COVID-19)

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, também defendeu o adiamento dos Jogos de Tóquio para 2021, em entrevista ao jornal 'Folha de São Paulo'. No último dia 17, a entidade anunciou o fechamento do Centro Paralímpico de São Paulo, visando seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e conter a propagação e contágio do novo coronavírus (COVID-19).

- Entendo que não há condições primeiro pela incerteza, depois pela impossibilidade de os atletas treinarem e terceiro porque não é razoável a maior competição do ciclo acontecer em meio a uma pandemia e num momento de calamidade na saúde pública mundial. - defendeu o presidente da entidade.

Por enquanto, Comitê Olímpico Internacional (COI) segue com a programação dos Jogos e alegam não haver necessidade de mudanças drásticas no momento. Já o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe afirmou que não pensa no adiamento dos Jogos. A abertura da Olimpíada está marcada para o dia 24 de julho, enquanto a Paralimpíada começa no dia 25 de agosto.

Confira abaixo o texto de Daniel Dias na íntegra

Os jogos Olímpicos e Paralímpicos não acontecem sem os atletas.

Também estou na campanha por #Tóquio2021. Estamos todos apreensivos com tudo que está acontecendo, é uma situação inédita e delicada, a saúde e segurança de todos devem ser consideradas como prioridade.

Hoje não conseguimos treinar, nos dedicar neste projeto. Outros até o fazem porém arriscando sua saúde e de outras pessoas, sendo que todos deveriam estar em casa.

Não devemos pensar como tudo estará daqui há 4 meses, temos que pensar no agora, no hoje! Hoje não dá, hoje devemos ficar em casa, se cuidar, pensar no próximo.

Adiar os Jogos sem dúvida nenhuma é a decisão correta. Todos sabem disso.

Os jogos podem esperar, as vidas das pessoas não.

Que a liderança do COI possa rever esta decisão e assim a comunidade esportiva e todos amantes do esporte terão mais segurança e nós atletas poderemos desempenhar o nosso melhor.

Apoio o @ocpboficial e o @timebrasil! Vamos pensar no todo @tokyo2020?!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter