Rayssa Leal, do skate, e Filipe Toledo, do surfe, são indicados para Prêmio Laureus

Estrelas dos esportes olímpicos do Brasil concorrem na categoria "Melhor Atleta de Ação"

Rayssa Leal e Filipe Toledo
Rayssa e Toledo se destacaram na última temporada com muitas conquistas (Reprodução/Instagram)

Escrito por

O esporte brasileiro está representado no Prêmio Laureus por Rayssa Leal e Filipe Toledo. Campeã da SLS, do STU Open Rio e do Mundial de Sharjah - realizado na última semana -, a jovem atleta foi indicada na categoria "Melhor Atleta de Ação de 2023". Assim como Toledo, atual campeão mundial de surfe (WSL 2022), com grandes atuações nas etapas por todo o planeta. Os dois foram escolhidos para concorrer ao prêmio após votação da mídia esportiva mundial.

Rayssa Leal confirmou seu potencial em 2022 após a sua medalha de prata olímpica no skate em Tóquio. A prodígio de 15 anos ganhou seu primeiro ouro nos X-Games no evento Street em Chiba em abril. Em seguida, conquistou uma vitória brilhante no SLS Super Crown, vencendo as três etapas da turnê em Jacksonville, Seattle e Las Vegas, antes de terminar com uma vitória no Rio de Janeiro, em novembro.

+ Prêmio Brasil Olímpico: Alison dos Santos e Rebeca Andrade são eleitos os 'Atletas do Ano'

- Estou muito feliz por ser indicada mais uma vez para o Laureus World Sports Awards. É fantástico e sinto-me muito honrada por estar ao lado de atletas que me inspiram. Gostaria de agradecer a Laureus e a todos que me indicaram por me darem a oportunidade de destacar o skate no Brasil. Espero que minha indicação para um prêmio tão importante inspire e encoraje mais meninas e mulheres a praticar esportes - disse Rayssa, xodó da torcida brasileira.

Filipe Toledo, de 27 anos, conquistou seu primeiro Circuito Mundial de Surfe no ano passado, vencendo o compatriota Ítalo Ferreira. Toledo foi o cabeça-de-chave na turnê mundial de dez etapas, chegando a cinco finais e vencendo duas vezes. Incomparável no ar e reverenciado pela sua potência, manobras e velocidade, foi um desempenho gratificante para ele após terminar como vice-campeão em 2021.

- Fiquei muito feliz por saber, que fui nomeado para o Laureus World Sports Awards, é uma grande honra. Vencer a World Surf League 2022 foi uma grande conquista para mim e para o Brasil, e a indicação para o Prêmio Laureus Melhor Atleta de Ação ajuda a enfatizar o incrível talento e triunfo da geração do surfe brasileiro, colocando-nos com alguns dos maiores nomes do esporte do mundo - celebrou o atleta.

Entre os outros indicados ao Prêmio Laureus Melhor Atleta de Ação estão outras duas surfistas: a oito vezes campeã mundial Stephanie Gilmore e a especialista em ondas gigantes Justine Dupont, além da snowboarder norte-americana Chloe Kim e da esquiadora olímpica freestyle chinesa Eileen Gu.

A dupla brasileira está em um grupo de elite de esportistas em que são anunciados hoje como indicados ao Laureus World Sports Awards deste ano, incluindo vários que afirmam estar entre os maiores da história de seus esportes. Os nomes dos vencedores serão revelados na primavera (no hemisfério norte), após votação da Laureus World Sports Academy, o maior júri esportivo do mundo, composto por 71 das maiores lendas esportivas de todos os tempos.

O Prêmio Laureus de Melhor Esportista Masculino do Ano deste ano tem uma das listas mais competitivas de sua história. Foram indicados ao prêmio os finalistas da Copa do Mundo da FIFA Lionel Messi e Kylian Mbappé, a lenda do tênis Rafael Nadal, o bicampeão mundial de Fórmula 1 Max Verstappen, a estrela do salto com vara Mondo Duplantis e o MVP das finais da NBA Stephen Curry.

Messi Mbappé
Messi e Mbappé são companheiros no PSG e disputaram final da Copa no Qatar (Foto: Jewel Samad/AFP)

Enquanto Lionel Messi foi indicado para o Prêmio de Melhor Esportista, a Argentina também foi indicada para o Prêmio Laureus de Time do Ano após a vitória na Copa do Mundo. Também nomeados estão o Real Madrid, vencedor da Liga dos Campeões, a Seleção Inglesa de Futebol Feminino, que venceu o Campeonato Europeu, os campeões da NBA Golden State Warriors, a Oracle Red Bull Racing e a Seleção Francesa de Rugby Masculino, que garantiu o título das Seis Nações após uma espera de 12 anos.

A corrida para o Prêmio Laureus de Melhor Esportista Feminina do Ano inclui duas atletas que iluminaram o Campeonato Mundial em Eugene: Shelly-Ann Fraser-Pryce, que se tornou pentacampeã nos 100 metros, e Sydney McLaughlin-Levrone, que ganhou o ouro nos 400 m com barreiras. Também indicadas estão a número 1 do tênis Iga Świątek, que venceu o Aberto da França e o Aberto dos Estados Unidos, a nadadora dos Estados Unidos Katie Ledecky, a capitã feminina do FC Barcelona, Alexia Putellas, e Mikaela Shiffrin, que conquistou sua quarta Copa do Mundo de esqui alpino.

Carlos Alcaraz foi indicado ao Prêmio Laureus de Revelação do Ano após vencer o Aberto dos Estados Unidos e se tornar o mais jovem número 1 do mundo masculino, aos 19 anos, 4 meses e 6 dias. Também indicados estão a campeã de Wimbledon Elena Rybakina, o campeão mundial dos 100 metros com barreiras Tobi Amusan, o patinador artístico Nathan Chen, o vencedor do Masters, Scottie Scheffler e a Seleção Marroquina de Futebol Masculino, a primeira nação africana a chegar às semifinais da Copa do Mundo.

Carlos Alcaraz no Rio Open de 2022
Alcaraz disputa o Rio Open 2023, no Brasil (Fotojump)

Entre os indicados para o Prêmio Laureus de Retorno do Ano estão Tiger Woods, que voltou a jogar no Masters 14 meses após um grave acidente de carro, e Christian Eriksen, de volta ao futebol após sofrer uma parada cardíaca em campo durante uma partida da Euro 2020 com a Dinamarca.

Seis indicados são selecionados em cada categoria Laureus por votação do Laureus Media Nominations Panel, que consiste em 1.400 dos principais jornalistas esportivos, editores e locutores de todo o mundo, exceto as listas finalistas para o Prêmio Laureus para Esportistas com Deficiência e o Prêmio Laureus Esporte para o Bem, escolhidos por painéis de especialistas.

Entre os destaques está Diede de Groot que completou o calendário de Grand Slams consecutivo para definir um novo padrão no tênis em cadeira de rodas e é uma dos seis indicados ao Prêmio para Esportistas com Deficiência, acompanhada da esquiadora Oksana Masters, que se tornou a primeira atleta dos EUA a ganhar sete medalhas — três de ouro e quatro de prata — em uma Paralimpíada, tornando-se a atleta paralímpica americana mais condecorada de todos os tempos, com 17 medalhas.

O Prêmio Laureus Esporte para o Bem reconhece um indivíduo ou organização que, na opinião dos membros da Laureus World Sports Academy, fez uma contribuição significativa para transformar a vida de crianças e jovens por meio do esporte.

Este ano, a lista inspiradora inclui um programa que usa atividade física para aliviar o estresse em crianças refugiadas (TeamUp); uma que usa o boxe para desafiar estereótipos e empoderar mulheres jovens no Quênia (Boxgirls); um projeto de futebol destinado a educar e elevar a população sem-teto em Chennai (Slum Soccer); um programa cuja missão é tornar o esporte inclusivo para pessoas com deficiência na África do Sul (Made For More); e um projeto na Alemanha que usa esportes de ação para ajudar crianças órfãs e migrantes a se integrarem em novas comunidades (High Five).

Confira, abaixo, a lista completa dos indicados em todas as categorias:

PRÊMIO LAUREUS DE MELHOR ESPORTISTA MASCULINO DO ANO

Stephen Curry (EUA) Basquete - levou o Golden State Warriors ao quarto campeonato da NBA em oito anos

Mondo Duplantis (Suécia) Atletismo - três recordes mundiais, dois títulos mundiais em um dominante 2022

Kylian Mbappé (França) Futebol - vencedor da Chuteira de Ouro na Copa do Mundo, liderou a Ligue 1 em gols e assistências

Lionel Messi (Argentina) Futebol - foi o capitão da Argentina na Copa do Mundo; Bola de Ouro para melhor jogador

Rafael Nadal (Espanha) Tênis - venceu dois Grand Slams em 2022, elevando o recorde de 22 títulos na carreira

Max Verstappen (Países Baixos) Automobilismo - defendeu o Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 2022


PRÊMIO LAUREUS DE MELHOR ESPORTISTA FEMININA DO ANO

Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica) Atletismo - quebrou o recorde ao conquistar o quinto título nos 100 m em Campeonatos Mundiais

Katie Ledecky (EUA) Natação - quatro medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, estabelecendo um novo recorde

Sydney McLaughlin-Levrone (EUA) Atletismo - quebrou o recorde mundial dos 400m com barreiras

Alexia Putellas (Espanha) Futebol - segunda Bola de Ouro, capitaneou o Barcelona para uma vitória perfeita na liga espanhola

Mikaela Shiffrin (EUA) Esqui Alpino - recuperou o título geral na Copa do Mundo

Iga Świątek (Polônia) Tênis - venceu na França e nos EUA para se tornar o número 1 do mundo


PRÊMIO LAUREUS DE TIME DO ANO

Seleção Argentina de Futebol Masculino - Vencedores da Copa do Mundo após uma final emocionante contra a França

Seleção Inglesa de Futebol Feminino - venceu o Campeonato Europeu em casa diante de um estádio lotado

Seleção Francesa de Rugby Masculino - encerrou a espera de 12 anos pelo título das Seis Nações com um Grand Slam

Golden State Warriors (EUA) Basquete - campeões da NBA pela quarta vez em oito anos

Oracle Red Bull Racing (Áustria) - venceu a Mercedes após oito anos para reivindicar o título de construtores

Real Madrid (Espanha) Futebol
- dobradinha da La Liga e Champions League para os gigantes espanhóis


PRÊMIO LAUREUS DE REVELAÇÃO DO ANO

Carlos Alcaraz (Espanha) Tênis
 - conquistou o primeiro título do Grand Slam em Nova York e atingiu o primeiro lugar no ranking mundial

Tobi Amusan (Nigéria) Atletismo - campeão mundial e novo recorde mundial nos 100 m com barreiras

Nathan Chen (EUA) Patinação Artística - ouro olímpico com recorde mundial no programa curto

Seleção Marroquina de Futebol Masculino - primeira nação africana a chegar às semifinais da Copa do Mundo

Elena Rybakina (Cazaquistão) Tênis - venceu Wimbledon enquanto 17º do mundo, seu primeiro título de Grand Slam

Scottie Scheffler (EUA) Golfe - vencedor em Augusta e vice-campeão no US Open


PRÊMIO LAUREUS DE RETORNO DO ANO

Francesco Bagnaia (Itália) Motociclismo - superou a desvantagem de 91 pontos para conquistar o título de MotoGP

Christian Eriksen (Dinamarca) Futebol - retornou à Premier League após uma parada cardíaca durante a Euro 2020

Jakob Ingebrigtsen (Noruega) Atletismo - recuperou-se da derrota chocante nos 1500 m para conquistar o título mundial dos 5000 m

Klay Thompson (EUA) Basquete - ganhou o campeonato da NBA com o Golden State Warriors após 30 meses ausentes devido a lesões

Annemiek van Vleuten (Holanda) Ciclismo
- superou uma doença para vencer o Tour de France Femme

Tiger Woods (EUA) Golfe - voltou ao Masters após um acidente de carro que ameaçou a sua carreira


PRÊMIO LAUREUS PARA ATLETA PARALÍMPICO DO ANO

Diede de Groot (Países Baixos) Tênis em Cadeira de Rodas
- ganhou os quatro Grand Slam do ano

Catherine Debrunner (Suíça) Atletismo
- quatro recordes mundiais em três dias de competição

Declan Farmer (EUA) Ice Hockey - terceiro ouro paralímpico com os EUA e artilheiro do torneio

Cameron Leslie (Nova Zelândia) Natação e Rúgbi em Cadeira de Rodas
- ouro na piscina depois de dois anos ausente das competições

Oksana Masters (EUA) Cross-Country Skiing
- ouro duplo no biatlo nos Jogos Paralímpicos de Beijing

Jesper Saltvik Pedersen (Noruega) Esqui Alpino - quatro ouros nas pistas da China



PRÊMIO LAUREUS PARA ATLETA DE AÇÃO

Justine Dupont (França) Surfe Ondas Gigantes - a busca de alto risco por ondas gigantes continuou em 2022

Stephanie Gilmore (Austrália) Surfe - oitavo título mundial 

Eileen Gu (China) Esqui Estilo Livre - ouro duplo em big air e halfpipe para a sensação adolescente

Chloe Kim (EUA) Snowboard - defendeu seu título olímpico no halfpipe

Rayssa Leal (Brasil) Skate - ouro no evento Street nos Summer X Games e Campeonato Mundial

Filipe Toledo (Brasil) Surfe - primeiro título mundial do brasileiro

PRÊMIO LAUREUS ESPORTE PARA O BEM
(Programas selecionados por um painel de seleção especializado; Laureus Academy seleciona o vencedor do prêmio)

Boxgirls (Quênia)
Boxe - empoderando jovens mulheres e desafiando estereótipos

High Five (Alemanha)
Esportes de ação - ajudando crianças migrantes e órfãs a se integrarem em novas comunidades

Made For More (África do Sul)
Vários esportes - tornando o esporte inclusivo para pessoas com deficiência

Slum Soccer (Índia)
Futebol - apoiando jovens sem-teto por meio do esporte e da educação

Movimento TeamUp (Global)
Crianças refugiadas aliviam o estresse por meio de atividade física, apoiadas por War Child, UNICEF e Save the Children

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter