Seleção Feminina de Judô

Seleção Brasileira feminina subiu ao pódio seis vezes, na Áustria (Foto: Divulgação/CBJ)

LANCE!
16/02/2019
17:34
Oberwart (AUT)

A Seleção Brasileira feminina de judô fez bonito, neste sábado, no Aberto de Oberwart, na Áustria. As meninas conquistaram seis medalhas: duas pratas, com Rafaela Silva e Mayra Aguiar, e quatro bronzes, com Larissa Pimenta, Ketleyn Quadros, Maria Suelen Altheman e Beatriz Souza. A equipe fechou a  participação no torneio de forma positiva, uma semana depois de passar em branco no Grand Slam de Paris. O próximo desafio será o Grand Slam de Dusseldorf, na Alemanha, entre os dias 22 e 24.

O Brasil levou 12 judocas para o torneio exclusivo para mulheres. Larissa Pimenta, de apenas 19 anos, ficou com o bronze, depois de um sétimo lugar em Paris, na categoria meio-leve (52kg). A campeã olímpica e mundial Rafaela Silva perdeu para a a polonesa Anna Borowska, na categoria peso-leve (57kg).

A brasiliense, Ketleyn Quadros, que foi bronze nos Jogos de Pequim 2008, foi superada pela mongol Gankhaich Bold, na semifinal da categoria meio-médio (63kg). Na repescagem, venceu a equatoriana Estefania Garcia. A bicampeã mundial Mayra Aguiar deixou o ouro do meio-pesado (78kg) escapar no golden score para a austríaca Bernadette Graf.

Outras duas brasileiras ficaram com o bronze na categoria pesado (+78kg). Maria Suelen Altheman venceu a chinesa Yanan Jiang e Beatriz Souza, a húngara Mercedesz Szigetvari, depois de derrotas nas semifinais.

Gabriela Chibana (48kg), Nathália Brígida (48kg), Tamires Crude (57kg), Alexia Castilhos (63kg), Ellen Santana (70kg) e Samanta Soares (78kg) também competiram, mas não subiram ao pódio. Foram poupadas do torneio Eleudis Valentim, com dores nas costelas, e Maria Portela, com febre.