Porto-riquenho, técnico Ron Rivera pode fazer história no Super Bowl

Primeiro jogador do país a atuar na NFL e conquistar um título, treinador do Carolina Panthers pode ser o pioneiro de Porto Rico a vencer o troféu no comando do time

Ron Rivera (Foto: Thearon W. Henderson/Getty Images North America/AFP)
Ron Rivera é o treinador do Carolina Panthers (Foto: Thearon W. Henderson/Getty Images North America/AFP)

Escrito por

Técnico principal do Carolina Panthers desde 2011, Ron Rivera pode conquistar um feito histórico: ser o primeiro treinador de origem porto-riquenha (por parte de pai) e mexicana (pela mãe) a vencer um Super Bowl. Neste domingo, seu time enfrenta o Denver Broncos, a partir das 21h30 (de Brasília).

Em 1985, Rivera se tornou o primeiro atleta com esta “linha de antepassados” a conquistar o título – ele era linebacker do Chicago Bears. Como atleta, atuou pelo Bears até se aposentar em 1992.

Entre os técnicos, ele é apenas o terceiro latino: Tom Fears e Tom Flores foram os outros. O último é o que tem o currículo mais vitorioso: foram dois títulos, pelo Los Angeles Raiders e pelo Oakland Raiders, em 1981 e 1984, respectivamente.

Comandante do melhor time desta temporada, Rivera passou por momentos turbulentos até a decisão de hoje à noite, contra o Denver. No início de 2013, com o time demorando para engrenar, cresciam rumores de uma possível demissão. A diretoria da equipe, porém, preferiu bancar o primeiro head coach latino desde a temporada de 1995. E de resultado já em 2013, quando o time terminou a temporada com 12 vitórias, e perdeu nas semis dos playoffs.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter