Papo com Helio Castroneves: ‘Long Beach: os desafios de uma corrida histórica’

Brasileiro e o companheiro Simon Pagenaud estiveram entre os mais rápidos dentre os 13 carros que foram para a pista nos testes no Alabama, palco da próxima etapa da Indy 

Helio Castroneves (Foto: Penske Entertainment)
Helio Castroneves (Foto: Penske Entertainment)

Escrito por

Quero iniciar a coluna de hoje falando de futebol. Como torcedor do glorioso São Paulo Futebol Clube desde criancinha, quero mandar um grande abraço para o presidente Julio Casares, o técnico Rogério Ceni e todo o maravilhoso elenco que cumpriu uma jornada belíssima durante todo o Paulistão. A derrota no último jogo em nada diminui a tradição e o trabalho que vem sendo feito.

Parabéns ao Palmeiras pelo título, mas quero dizer que, para mim, ganhando ou perdendo, meu São Paulo estará sempre no meu coração como Campeão! Haverá muitas competições pela frente ao longo do ano e tenho CERTEZA de que a torcida tricolor terá muitas alegrias em 2022, afinal, “tu és forte, tu és grande, dentre os grandes é o primeiro”.

Voltando para a minha “praia”, vocês lembram que na semana passada eu contei aqui na coluna que estava em Indianapolis para testes. Pois é, e se eu contar que passamos dois dias no Indianapolis Motor Speedway sem dar sequer uma volta? Pois foi isso que aconteceu por causa das condições do tempo. Estava frio demais e comprometendo a segurança.

A fornecedora de pneus, a Firestone, estabelece que só é possível entrar na pista quando a temperatura ambiente e do asfalto, somadas, for de pelo menos 100 Fahrenheit, o que equivale a, aproximadamente, 38ºC. Na prática, porém, nem chegou perto disso. Até nevou na sexta-feira! O negócio foi mudar os planos.

Fomos para o Barber Motorsports Park, no Alabama, e testamos segunda-feira, dia 4. Aí deu para testar legal, pois tinha bastante sol e temperatura amena. Simon Pagenaud e eu estivemos sempre entre os mais rápidos, dentre os 13 carros que foram para a pista. E como a quarta etapa do NTT IndyCar Series será justamente nessa pista, no dia 1º de maio, foi muito positivo.

Mas agora o foco é total para o Acura Grand Prix of Long Beach. A corrida será no domingo, 10, às 16h30 no horário do Brasil. A TV Cultura e os Canais ESPN e Star+ transmitirão ao vivo. A atividade de pista terá início na sexta com um treino livre apenas. No sábado, mais um treino e Qualifying. No domingão, faremos um Warmup de meia hora, três horas e meia antes da largada.

Eu tenho uma história grande em Long Beach. Venci em 2001, fui 2º duas vezes (2000 e 2015) e em 2016 cheguei em 3º. Sou recordista de poles (2001, 2015, 2016 e 2017). A esse histórico, tenho também as marcas do WeatherTech SportsCar Championship. Eu e o Ricky Taylor fomos 6º em 2018 e 2º, com pole, em 2019. Não houve a prova em 2020 por causa da pandemia.

Meu objetivo para essa corrida é um só, tenho de ir para a frente com tudo e recuperar terreno depois daquele lamentável acidente do Texas. A minha posição no campeonato, 18º com 24 pontos, nem de longe reflete o potencial da Meyer Shank Racing. Então, fiquem ligados, pois o bicho vai pegar!

Abração e até semana que vem!

* Helio Castroneves, especial para o LANCE!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter