Papo com Helio Castroneves: ‘Critério e planejamento na retomada’

Piloto compartilha reflexões sobre possível retorno das competições do esporte a motor

Coluna Helio Castroneves
Helio Castroneves escreve ao LANCE! às quartas-feiras (Foto: Divulgação)

Escrito por

Um assunto que tem sido comentado nos últimos tempos, e sobre o qual muita gente me pergunta, é sobre pertinência ou não de as corridas voltarem nessa época do ano, depois de meses paralisação. Como vocês podem imaginar, esse é um papo que vai longe e, de uma maneira ou de outra, tenho certeza que muitos dos leitores do LANCE! também já passam ou passaram por essa mesma situação, independentemente do setor.

Acho mesmo que não é uma pergunta fácil de responder, afinal, como não estamos vivendo tempos normais, qualquer posição que se tome precisa levar em conta essa realidade. E digo mais: às vezes, a resposta é diferente, dependendo para que lado você vire a chavinha de sua cabeça.

Se a pergunta for feita para o piloto, fica fácil imaginar a resposta. Como profissional de automobilismo, quero mais é voltar a correr e, tenham certeza, compartilham dessa mesma opinião um número enorme de pessoas. Alguns devem estar pensando no ato de pilotar, outros nos empregos dentro das equipes ou a sobrevivência dos campeonatos.

Mas se a chavinha estiver voltada para o lado da saúde, a resposta tende a ser menos incisiva, pois as notícias estão aí, todo momento, dizendo para a gente que a contaminação continua se espalhando e as mortes seguem em índices alarmantes. Vejam uma coisa. A minha filha Mikaella, desde o início da pandemia, está estudando por teleconferência (e, para minha alegria, está funcionando muito bem, aliás), mas me dá um frio na espinha só em pensar na segurança dela na volta às aulas presenciais.

Então, a questão é essa. Não dá para a gente analisar somente por um prisca as situações atuais. Tudo tem vários lados, desde ir ao posto abastecer o carro, até pegar um avião para cumprir um compromisso. Por tudo isso, meus amigos, apesar de ser esse um momento de avançar, de as coisas abrirem paulatinamente, tudo tem de ser feito com muito critério, com risco de um problema que, aparentemente ganha ares de controlável, sair por completo das nossas mãos.

Sei que estou meio filosófico hoje, mas na semana que vem volto a falar de carros e corridas, prometo (risos). Abraço e, por favor, cuidem-se!

* Helio Castroneves é piloto do Acura Team Penske no IMSA WeatherTech SportsCar Championship e do Chevrolet Team Penske na Indy 500.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter