Papo com Helio Castroneves: ‘Antes de Mid-Ohio, dose tripla de ovais’

Piloto conta em sua coluna sobre as próximas provas que vai disputar antes de próximo compromisso pela do NTT IndyCar Series

Helio Castroneves
Castroneves tem provas em campeonato promovido por Tony Stewart (Foto: (Chris Owens/Penske Entertainment)

Escrito por

Olá, amigos, tudo bem? Espero que sim. A próxima corrida do NTT IndyCar Series será no dia 3 de julho, em Mid-Ohio, mas nem por isso vou ficar sem acelerar nessas duas semanas. Começa neste sábado, dia 18, a segunda edição do campeonato promovido pelo astro do automobilismo dos Estados Unidos Tony Stewart, o Camping World SRX Series. Como no ano passado, serão seis etapas em ovais curtos e diversos tipos de piso, inclusive terra.

Participei do campeonato completo em 2021 porque não estava disputando a temporada completa da IndyCar. Agora, só conseguirei competir em três delas, ou seja, metade do calendário. Nas demais me ausentarei porque as datas coincidem com as provas da IndyCar.

A etapa deste sábado é em Pensacola, na Flórida, que fica no litoral do Golfo do México, quase na fronteira com o estado do Alabama. O circuito é o Five Flags Speedway, um oval asfaltado de 800 metros que, em maio agora, completou 59 anos de fundação.

Na segunda-feira, dia 20, a Meyer Shank Racing testará no Iowa Speedway. Vamos trabalhar bastante, eu e o Simon Pagenaud, para que o dia seja o mais proveitoso possível, uma vez que teremos rodada dupla nos dias 23 e 24 de julho. É uma chance perfeita para desenvolver um acerto bem eficiente e chegar competitivo quando a coisa for para valer.

No sábado, 25, teremos a segunda etapa do SRX Series em South Boston, na Virgínia. A pista, a South Boston Speedway, é menor ainda. É um oval asfaltado de 600 metros. A terceira, no Stafford Motor Speedway, será disputada em 3 de julho, mas estarei em Mid-Ohio. Minha volta ao SRX será no outro sábado, 9, no Nashville Fairgrounds.

Os carros, como vocês sabem, são protótipos fabricados pelo próprio Tony Stewart e carenados aos moldes da NASCAR. Realmente, é algo muito legal e estou feliz por participar novamente.

E por falar em ficar feliz, não fiquei nada feliz na prova da IndyCar em Road America, no domingo passado. Perdemos a oportunidade de desenvolver alguns acertos e a estratégia não ajudou muito. Para tentar compensar, acabei arriscando e não funcionou. Numa situação dessas, tem gente que prefere esquecer a corrida, mas não penso assim. Quando as coisas não caminham como planejadas, elas precisam ficar na memória o tempo todo para que erros ou situações desfavoráveis não voltem a acontecer.

É dessa forma que encaro, tanto que já estamos conversando internamente, sobre soluções e procedimentos, para que voltemos a ter melhor performance no conjunto da prova, incluindo aí o Qualifying. Apesar disso, acho que é somente uma questão de recalibragem da rota, de modo que estou muito otimista para as próximas etapas.

É isso, pessoal. Abraço grande a todos e até semana que vem.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter