Oscar Schmidt é homenageado em evento pelos 35 anos do ouro no Pan de 1987

Mão Santa carregou a Seleção Brasileira na competição, incluindo performance de 46 pontos na final

Oscar Schmidt defendia o Corinthians em 1997. Já era considerado uma lenda viva do basquete
(Foto: ANTONIO SCORZA / AFP)

Escrito por

Maior nome da história do basquete brasileiro, Oscar Schmidt foi homenageado nesta terça-feira. O evento relembrou os 35 anos do ouro histórico no Pan-Americano de 1987, ganhando dos Estados Unidos na final. Para celebrar o evento, a Casa da Moeda do Brasil anunciou uma série exclusiva de medalhas do "Mão Santa". 

As peças terão modelos em bronze, prata e ouro, com imagens do atleta, identificação da modalidade, inscrição de 1987 e assinatura do atleta. Oscar agradeceu a homenagem e mostrou grande emoção ao lembrar do título, conquistado em Indianápolis, nos Estados Unidos. 

+ Seleção Brasileira de basquete define lista para jogo das Eliminatórias para Copa do Mundo

- Essa é uma homenagem muito especial. Aquele ouro no Pan de 87 marcou muito a minha geração, mudou o rumo do basquete, e ver esse feito lembrado agora, 35 anos depois, dessa maneira, com essas medalhas comemorativas, é motivo de muito orgulho - disse. 

O título do Brasil foi épico e mudou totalmente as regras da Federação Internacional de Basquete (FIBA). Foi a partir daí que atletas profissionais da NBA passaram a disputar competições. Ou seja, a conquista brasileira influiu diretamente na formação do Dream Team de 1992, por exemplo. 

+ Sem acordo por troca, Kevin Durant vai seguir no Nets

Nascido em Natal, Oscar Schimdt disputou 25 temporadas como jogador de basquete profissional. Ao longo deste período, o ala disputou cinco olimpíadas e acumulou mais de 49 mil pontos (recorde absoluto na história do esporte). O brasileiro está no "Hall da Fama" da FIBA e da NBA. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter