Mundo do basquete lamenta a morte do técnico Brito Cunha, bronze em 64
Ex-treinador e ex-presidente da CBB morreu na terça-feira, aos 94 anos, em São Paulo

- Matéria
- Mais Notícias
O mundo do basquete lamentou a morte do ex-treinador Renato Brito Cunha, que comandou a Seleção Brasileira masculina ao bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio-1964. Ele faleceu na última terça-feira, aos 94 anos, em um hospital na cidade de São Paulo. A causa do óbito não foi divulgada.
Além do trabalho com os homens, Brito Cunha também comandou a equipe feminina na conquista do ouro inédito nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg-1967, na geração que tinha como destaques Nilza, Norminha e Laís Elena, além de outros títulos nas Américas.
Relacionadas
Na semana passada, os fãs da bola laranja perderam outro ícone da modalidade, o ex-pivô campeão pan-americano Gérson Victalino.
"Lamento informar a morte do Prof Renato Brito Cunha, ex-técnico da seleção brasileira e ex-presidente da CBB aos 94 anos. Fui seu assistente no Pan de Caracas (medalha de prata) e na Olimpíada de 84. Tb fui seu técnico enqto presidente na Olimpíada de Barcelona. Foi um batalhador, embora às vezes incompreendido pelo basquetebol brasileiro. Estou bem triste, pois sempre me apoiou e sempre foi muito honesto comigo Que Deus o receba com muita luz Meus sentimentos aos seus filhos e netos", escreveu José Medalha, ex-treinador da Seleção Brasileira masculina.
Brito Cunha dedicou sua vida ao basquete. No comando da Seleção masculina, ele sucedeu Togo Soares, o Kanela, após o bicampeonato mundial de 1963. Sua segunda passagem pelo time aconteceu em 1984, quando o Brasil foi campeão invicto do Pré-Olímpico das Américas para os Jogos de Los Angeles-1984. Na Olimpíada, a equipe não passou da nona colocação.
Mais tarde, entre 1989 e 1997, Brito ocupou o cargo de presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). A entidade que administra a basquete no Brasil e o COB lamentaram a perda de um dos grandes nomes do esporte.
"O Comitê Olímpico do Brasil (COB) manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento, nesta terça-feira, dia 5, de Renato Brito Cunha, aos 94 anos. Neste momento de dor, o COB se solidariza com familiares e amigos de Renato Brito Cunha e toda a comunidade do basquete do país", escreveu o COB.
Veja abaixo outras reações do mundo do basquete.
Ontem o basquete brasileiro se despediu de Renato Cunha Brito, ex-presidente da CBB e técnico com importantes conquistas nas Seleções Masc. e Fem.
— Federação Catarinense de Basketball (FCB) (@basket_fcb) May 6, 2020
Inclusive, a criação da FCB, se deu sob o mandato de Brito na CBB, uma relação de muita colaboração. #RIPhttps://t.co/jnSTbauash
E o professor nos deixou.
— alvaro josé Paes Lem (@alvarojosetv) May 5, 2020
Renato Brito Cunha foi bronze nos Jogos de Tóquio-64 dirigindo a seleção brasileira de Basquete .Montou o time que atropelou no PRE olímpico de 84.
Depois dirigiu a Confederação @basquetebrasil .
Grande cara . pic.twitter.com/az9Jf2QxjY
Com pesar, a CBB informa o falecimento de Renato Brito Cunha, ex-presidente da Confederação Brasileira de Basketball entre 1989 e 1997 e também técnico da Seleção Brasileira. Brito nos deixou aos 94 anos. Descanse em paz 🙏🏻 pic.twitter.com/ovBuTMOnay
— Basquete Brasil - CBB (@basquetebrasil) May 5, 2020
- Matéria
- Mais Notícias