Mundial de ginástica artística marca início da corrida olímpica para 2020

Seleção Brasileira inicia a disputa da competição nesta quinta-feira, em Doha, com 12 atletas, seis em cada naipe. Um dos objetivos é a classificação dos homens para Tóquio

Ginástica Artística
Divulgação

Escrito por

A corrida por vagas olímpicas em Tóquio-2020 na ginástica artística começa nesta quinta-feira. As melhores equipes do mundo disputarão, até o dia 3 de novembro, o Campeonato Mundial da modalidade, em Doha, no Qatar. O time masculino é o primeiro a entrar em ação, na última subdivisão da classificatória, na sexta-feira, às 14h (de Brasília). Já o time feminino competirá no domingo, a partir das 7h30.

Por equipes, estão em jogo três vagas na Olimpíada, aos primeiros colocados. O país pretende ficar entre os oito primeiros no masculino, no mínimo entre os 12 e figurar entre os 24, requisito para se qualificar para o Mundial Pré-Olímpico de 2019, quando estarão em disputa mais nove vagas. A melhor posição do Brasil na história do evento é o sexto lugar, em 2014.

Dos 12 convocados, seis em cada naipe, dez já disputaram finais de provas individuais em Mundiais ou Jogos Olímpicos. Entre eles estão Arthur Zanetti, dono de um ouro e uma prata nas argolas em Olimpíadas, e Arthur Nory, medalhista de bronze no solo na Rio-2016. Os dois haviam sido poupados do Campeonato Pan-Americano, em setembro, para se apresentarem na melhor forma possível em Doha.

Os medalhistas olímpicos irão se apresentar ao lado de Caio Souza, Francisco Barretto, Lucas Bitencourt e do novato Leonardo de Souza. Luís Porto sofreu lesão no tendão do ombro esquerdo e não viajou. 

O time feminino terá Anna Júlia Reis, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Rebeca Andrade e Thaís Fidélis. Daniele Hypolito sofreu lesão muscular na panturrilha e não disputará a competição. Entre as mulheres, a medalha é realidade mais distante. A meta é avançar à final por equipes.

– A expectativa para 2018 é avançar ao maior número de finais possíveis, aumentando assim a possibilidade de resultados expressivos. Os treinamentos de pódio das duas equipes foram muito bons e as nossas equipes estão preparadas para o Mundial – afirmou Henrique Motta, chefe de delegação e coordenador geral da ginástica artística masculina e feminina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Zanetti celebra versatilidade: 'Estou mais completo'

Após apresentar grande evolução no solo e no salto nos últimos anos, Zanetti acredita que se tornou um atleta mais completo e espera ajudar a equipe nas provas que não são sua especialidade.

Nas argolas, ele ocupa a terceira colocação no ranking, e tem como maior rival o grego Eleftherios Petrounias, que lidera a lista.

– Vou fazer meu máximo no solo para tentar ir a uma final, mas é difícil. Salto acho um pouco mais complicado por causa do grau de dificuldade ser bem maior entre os especialistas que fazem o aparelho. Acho que estou mais completo. Posso dizer que agora eu consigo ajudar um pouquinho mais a equipe. Final é difícil porque são vários especialistas de solo e salto no Mundial - acho que minha nota não é suficiente, mas ajuda a equipe – disse Zanetti, que se recuperou recentemente de uma ruptura no bíceps.

Veja os convocados:

Feminino
• Anna Júlia Reis – CEGIN
• Flávia Saraiva - CRF
• Jade Barbosa - CRF
• Lorrane Oliveira – CRF
• Rebeca Andrade - CRF
• Thaís Fidélis – CEGIN
Treinadores: Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko e Valeri Liukin
Chefe de Equipe: Juliana Fajardo
Fisioterapeuta: Mariana Weschenfelder
Árbitras: Elaine Gueriero e Yumi Sawasato

Masculino
• Arthur Nory - ECP
• Arthur Zanetti - SERC
• Caio Souza - SBC
• Francisco Barretto - ECP
• Lucas Bitencourt - MTC
• Leonardo de Souza - MTC

Treinadores: Cristiano Albino, Marcos Goto e Ricardo Yokoyama
Chefe de Equipe: Leonardo Finco
Massoterapeuta: Julio Bransford de Oliveira
Médico da Aclimatação: Dr. Breno Schor
Médico do Mundial: Dr. Rodrigo Sasson
Árbitros: Edgard Vernetti Ferreira e Robson Caballero

Chefe de delegação: Henrique Motta

Confira a programação do Mundial

Quinta (25)

2h30 - Cerimônia de abertura

3h - 15h30 - Classificatório masculino

Sexta (26)

3h - 15h30 - Classificatório masculino (Brasil competirá às 14h, na subdivisão 10, ao lado de China, Hungria e Argentina)

Sábado (27)

3h - 15h30 - Classificatório feminino

Domingo (28)

3h - 15h30 - Classificatório feminino (Brasil competirá às 7h30, na subdivisão 9, ao lado de Rússia, Grã-Bretanha, Turquia e Dinamarca)



Segunda (29)

10h - 11h30 - Final por equipes masculina



Terça (30)

10h - 12h - Final por equipes feminina



Quarta (31)

10h - 12h - Final individual geral masculino



Quinta (1)

10h - 11h30 - Final individual geral feminino



Sexta (2)

10h - Solo - masculino

10h30 - Salto - feminino

11h30 - Cavalo com alças - masculino

12h - Paralelas assimétricas - feminino

12h30 - Argolas - masculino



Sábado (3)

10h - Salto - masculino

10h40 - Trave feminina

11h30 - Paralelas - masculino

12h - solo - feminino

12h30 - Barra fixa

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter