Anita Wlodarczyk leva o ouro no Mundial Atletismo

Longe de sua melhor marca, a polonesa não ultrapassa os 80m, mas garante o tricampeonato mundial no lançamento do martelo

Lançamento de Martelo - Anita Wlodarczyk
Anita Wlodarczyk é tricampeã mundial e bicampeã olímpica (Foto: AFP/FRANCK FIFE)

Escrito por

A polonesa Anita Wlodarczyk confirmou seu favoritismo nesta segunda-feira e é a atual tricampeã mundial do lançamento de martelo feminino. Para garantir o ouro, a atleta nem precisou chegar a casa dos 80m. Apenas 77,90m foram necessários para que ela mantivesse a hegemonia na prova. Anita é a atual detentora do recorde mundial da modalidade, com 82,98m. Este ano, sua melhor marca foi de 82,87m. 

Wlodarczyk teve um início de prova fraca. Em suas três primeiras tentativas, a polonesa 71,94m seu melhor resultado - sendo que ela queimou a segunda. A marca que lhe rendeu o título veio na quinta rodada. 

O pódio foi completo pela chinesa Zheng Wang (75,98m) e a polonesa Malwina Kopron (74,76m).

Brasileiros não avançam

Na disputa dos 200m, o brasileiro Aldemir da Silva Junior foi o sétimo colocado na terceira bateira desta segunda-feira com o tempo de 20s82 e não se classificou para a semifinal da prova que não contará com Usain Bolt.

- Infelizmente não consegui imprimir meu ritmo. Não consegui render na reta. Acabou que meu trabalho não deu tão certo nesta prova. Detalhes que no final prejudicaram muito. Meu tronco estava um pouco adiantado e não tive o final que eu esperava. Eu tinha condições de correr melhor do que isso - disse o brasileiro para o SporTV.

O mais rápido desta segunda-feira foi Jereem Richards de Trinidad e Tobago, completar a prova em 20s05. A prova ainda contou com a desistência ao líder do ranking mundial da prova Isaac Makwala, da Botswana, por intoxicação alimentar. A semifinal dos 200m masculino será nesta quarta-feira, às 16h55.

No salto triplo, o brasileiro Mateus de Sá acabou na 26ª colocação (16m10) e não avançou. O líder foi o americano Chris Benard (17m20). A final será nesta quinta-feira, às 16h20.

- A corrida é meu ponto forte e não consegui acertar. Não acelerei tanto no final, e isso acabou sendo um do fatores que me prejudicou. Sei o quanto treinei para estar aqui, mas faz parte da vida de um atleta. Vou treinar mais para na próxima vez estar melhor - comentou Mateus ao SporTV.

O último atleta verde e amarelo a entrar no Estádio Olímpico nesta segunda-feira foi Márcio Teles. Disputando uma vaga na final dos 400m com barreiras, o brasileiro caiu e não conseguir terminar a prova. Ele precisou de atendimento médico e foi bastante aplaudido pelos presentes.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter