menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Martine e Kahena seguem na ponta e lutarão pelo ouro no Princesa Sofia

Campeãs olímpicas são as líderes na 49er FX. Brasil ainda briga por medalha na 470 feminina e está na decisão da Finn e RS:X feminina<br>

Martine e Kahena assumem liderança da 49er FX no Troféu Prinecsa Sofia
imagem cameraMartine e Kahena permaneceram na liderança na classe 49erFX (Foto: Pedro Martínez/ Sailing Energy)
Avatar
Lance!
Palma de Mallorca (ESP)
Dia 05/04/2019
16:05

  • Matéria
  • Mais Notícias

As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze entrarão na água neste sábado em busca do ouro no Troféu Princesa Sofia, em Palma de Mallorca, na Espanha. As campeãs olímpicas são as líderes da classificação da 49er FX, com 64 pontos perdidos, e têm boa vantagem sobre as adversárias mais próximas. O Brasil também está na disputa das regatas da medalha das classes 470 feminina, RS:X feminina e Finn. A disputa das provas decisivas tem início previsto para 6h (de Brasília).

Nesta sexta-feira, Martine e Kahena venceram a primeira regata do dia, completaram a segunda prova em quinto lugar e, na última, foram surpreendidas por uma rajada de vento mais forte na reta final, terminando em 17º. A dupla tem 17 pontos de vantagem para as neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech, e 18 pontos em relação às britânicas Charlotte Dobson e Saskia Tidey. A regata da medalha reúne os dez melhores barcos e tem pontuação dobrada.

– A chuva estava entrando e o vento ficou mais forte e inconstante. Mas foi divertido. Estamos retomando o ritmo de competição. Nos últimos dois dias, sentimos um pouco mais de falta de ritmo em rajadas mais fortes como essas – disse Martine, em entrevista ao site oficial da competição.

Na 470 feminina, a medalhista olímpica Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan avançaram à prova decisiva na quinta colocação, com 71 pontos perdidos. As brasileiras ainda lutam pelo bronze, mas precisam tirar uma diferença de 16 pontos em relação às eslovenas Tina Mrak e Veronica Macarol.

Na RS:X feminina, Bruna Martinelli se classificou para a regata da medalha em décimo lugar (137 p.p.). Na Finn, Jorge Zarif também avançou em décimo (90 p.p.).

continua após a publicidade

Scheidt encerra em 12º

Outro destaque da participação brasileira em Palma foi o retorno do bicampeão olímpico Robert Scheidt às competições internacionais na classe Laser. Robert encerrou sua participação no evento nesta sexta-feira, em 12º lugar (117 pontos perdidos), com Bruno Fontes logo atrás em 19º (148 p.p.). Os dois brasileiros estiveram quase o tempo todo no top 20 de uma flotilha de quase 200 barcos, andando na frente do atual bicampeão da Laser, o cipriota Pavlos Kontides, 25º (176 p.p.).

– Foi por pouco. Claro que gostaria de ter ido melhor e estar na medal race. Por isso, até fica um pouco de gosto amargo na boca. Por outro lado, consegui velejar de uma forma boa em uma flotilha tão forte pela semana inteira aqui na Espanha. Foi a primeira vez, depois dois anos parado, em uma competição tão forte. Então, por ser a primeira competição nessa volta, foi um resultado positivo. Valeu muito ter vindo para a Espanha saio daqui feliz e pronto para retomar os treinos na próxima semana – disse Scheidt.

  • Matéria
  • Mais Notícias