Da lágrima a aplausos: mundo olímpico celebra adiamento dos Jogos
Destaques mundiais expressam satisfação com medida do COI em meio ao coronavírus

Choro, mensagens de apoio e palavras de esperança. Após o Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializar, na manhã desta terça-feira, o adiamento dos Jogos de Tóquio para 2021, atletas do Brasil e do mundo utilizaram expuseram seus sentimentos com relação à medida, pedida pelo governo japonês e acatada pela entidade máxima do esporte olímpico mundial.
Campeão mundial de canoagem velocidade em 2015 e 2017 na modalidade C-1 500m, o tcheco Martin Fuksa publicou duas imagens sobre o adiamento do evento e uma em que derrama lágrima por conta do fato. Já a estadunidense Kate Courtney, segunda colocada no ranking mundial de MTB XCO, fez uma postagem em tom esperançoso.
"Nossa hora chegará. Estes sonhos não estão cancelados, eles apenas estão esperando pelo momento certo. Esperança e coração partido podem viver lado a lado", escreveu a atleta americana.
Estreante nos Jogos de Tóquio, a escalada esportiva também foi representada. A austríaca Jessica Pilz publicou uma imagem em que aplaude a decisão tomada pelo COI. Já a medalhista de ouro no Rio-2016 no heptatlo, a belga Nafissatou Thiam, publicou um depoimento em que concorda com as medidas tomadas.
"Tóquio 2021...parece bom para mim. Não é a notícia mais feliz, mas é a melhor coisa a ser feita. Vamos ver esse adiamento por mais 12 meses para nos preparar e chegar na melhor forma possível para os Jogos. Eu estarei pronta. Até lá, fique seguro e cuide dos entes queridos", escreveu a atleta.
No Brasil, atletas, ex-atletas e treinadores das mais diversas modalidades declararam seu apoio à decisão do COI.
Os @JogosOlimpicos de @Tokyo2020 foram adiados para 2021 e os nossos guerreiros @mayraaguiarjudo @rafaelsilvababy e David Moura têm um recado para vocês!
— CBJ (de🏡) (@noticiascbj) March 24, 2020
Agora, a luta é outra! 💪🏽🏡 #Tokyo2021 #2021éJudo pic.twitter.com/VZkvs9yFdu
- Foi uma decisão que todos que possuem uma consciência do que está acontecendo sabem que deveria ser tomada. Óbvio que deve ser uma decisão difícil adiar os jogos Olímpicos, nunca aconteceu na história de adiar, aconteceu por conta das guerras mundiais. Então na minha opinião, era a única opção viável possível postergar um ano - afirmou o velejador Jorge Zarif, campeão mundial na classe Finn.
Para o ex-nadador Thiago Pereira, medalhista de prata em Londres-2012 nos 400m medley, a medida garante que os atletas consigam entrar em sintonia com o mundo no combate ao coronavírus e retomar o foco nos Jogos somente quando houver condições de preparação.
- Acho que esse adiamento foi mais um motivo para a gente ver que a coisa não está tão simples igual todo mundo imaginava. Foi realmente a decisão mais acertada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), até pelo fato de toda preparação dos atleta. Está todo mundo em casa, então fica complicado em termos de desempenho, realização das seletivas, etc. Acredito que foi de grande acerto, parabéns ao COI. Agora, todo mundo pode ficar tranquilo em casa, quietinho e a gente tentar cada vez mais baixar essa curva e nos proteger - declarou o brasileiro.
A opinião é parecida com a de Gustavo Grummy, da Seleção Brasileira de polo aquático.
- Para nós, atletas, era a coisa mais sensata a ser feita, pensando nessa pandemia que está atormentando o mundo. Era uma coisa que nós atletas queríamos, e graças a Deus o COI acatou essa decisão. Agora, basta cada um fazer sua parte ficando em casa, se prevenindo, treinando em casa também. Porque daqui a pouco saberemos a data certa, Tóquio-2021 passa ser nosso sonho, mas nosso principal sonho nesse momento é um mundo melhor, com mais saúde e as pessoas se cuidando mais. Vamos ser conscientes, vamos colocar a mão na cabeça antes de fazer alguma coisa que estão pedindo para não fazer. Porque o nosso objetivo é com o mundo agora, com a sua família, com a minha família - declarou o jogador.
Nas próximas semanas, o COI deve anunciar as novas datas para realização dos Jogos de Tóquio. Enquanto isso, os atletas seguem as suas rotinas de treinamentos adaptados devido à pandemia do coronavírus.

Lance! Negócios
Roger Federer tem prejuízo milionário e vê fortuna sair da casa do bilhão; entenda
Há 27 minutos
Lutas
Astro do UFC ataca presidente do Corinthians após saída de Memphis: 'Luta a fazer'
Há 1 hora
NBA
LeBron e outros astros da NBA reagem à aposentadoria de Westbrook
Há 1 hora
Tênis
João Fonseca vê rivais da geração avançarem rumo ao Top 10
Há 1 hora
Lutas
Diego Lopes anuncia mudança no UFC e se aproxima de Charles do Bronx
Há 2 horas
Tênis
João Fonseca já tem calendário definido para a reta final do ano
Há 2 horasMais LANCE!

João Fonseca estreia esta semana em Cincinnati; confira data da partida

Rio 2016: estreia olímpica moldou carreira de Hugo Calderano

Equipe da F1 rejeita suposto interesse por piloto brasileiro para 2027

Rafael Jodar é surpreendido por Nakashima em Montreal

Patrocinadora de Bortoleto lança projeto para jovens mecânicos

Brasileira campeã do UFC fala de aprendizado em derrota

Bortoleto revela cobrança por evolução e mira título na F1

Orlando Luz e Rafael Matos avançam à final de Montreal

NBA: Russell Westbrook se aposenta após 18 temporadas

CEO da F1 garante permanência de Max Verstappen: 'Feliz com mudanças'

Los Angeles Lakers é vendido por R$ 62 bilhões e quebra recorde

Minas x Praia fazem clássico no Campeonato Mineiro em outubro

Jodar lidera NextGen com dobro de pontos de João Fonseca



