menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Julian Alaphilippe vence etapa da Volta marcada por manifestações

Ciclista francês venceu sua segunda etapa de Volta na carreira; prova teve confusões com a polícia e paralisação após protesto de agricultores locais

julian alaphilippe
imagem cameraJulian Alaphilippe venceu etapa da Volta da França nesta terça (Foto: Divulgação/Tour de France)
Avatar
Lance!
Bagnères-de-Luchon (França)
Dia 24/07/2018
12:57
Atualizado em 25/07/2018
12:04

  • Matéria
  • Mais Notícias

Em etapa marcada por confusões, foi Julian Alaphilippe quem figurou no lugar mais alto do pódio na Volta da França nesta terça-feira. O percurso, que sai em Carcassonne e chega em Bagnères-de-Luchon, tem 281 km. Alaphilippe terminou a prova em 5h13m22s, totalizando uma velocidade média de 53,80 km/h. O espanhol Gorka Izaguirre e o inglês Adam Yates chegaram na segunda e terceira colocações, respectivamente.

Esta é a segunda vitória em uma prova do torneio na carreira de Julian Alaphilippe - recentemente, o francês também triunfou na décima etapa, realizada no circuito Annacy-Le Grand-Bornand. Ele foi o primeiro ciclista da França a ganhar uma etapa da Volta em 2018.

continua após a publicidade


- Sinto uma alegria enorme, estou sem palavras. Tinha um grupo grande no pelotão da frente, todos estavam em seus limites. Eu não estava 100%, mas por sorte eu não era o único cansado, senão eu não teria vencido. Adam Yates bateu e sinto muito por ele, esperei um pouco para ver se ele estava bem. (...) Estou super feliz de ter vencido. Minha meta era vencer uma etapa e agora tenho dois triunfos - disse Alaphilippe após cruzar a linha de chegada.

Ao final da 16ª etapa, a camisa amarela segue pertencendo a Geraint Thomas pelo quinto dia consecutivo. O inglês assumiu o topo da classificação geral da Volta na 11ª etapa depois de vencer no circuito Albertville-La Rosière.

Além das emoções na pista, a etapa da Volta também foi palco de reivindicações nesta terça. A polícia francesa teve que intervir em um protesto de agricultores, que manifestavam contra a redução de subsídios governamentais para produção do setor.

continua após a publicidade
Volta da França
Agricultores empilharam feno para impedir avanço de ciclistas na via (Foto: JEFF PACHOUD / AFP)

Após o uso de gás lacrimogênio para dispersar os fazendeiros, alguns atletas foram afetados. A organização optou por paralisar a prova por cerca de dez minutos para que os ciclistas recebessem atendimento médico. Dentre os prejudicados pelo spray está o atual camisa amarela e líder da classificação geral Geraint Thomas.

A Volta da França retorna para sua 17ª etapa nesta quarta-feira. O circuito é um dos menores da disputa em 218, com apenas 65km. O percurso sai de Bagnères-de-Luchon e vai até Saint-Lary-Soulan Col du Portet. 

  • Matéria
  • Mais Notícias